Dados do Trabalho
TÍTULO
TRATAMENTO DE MAL-FORMAÇAO CONGENITA POR ESCLEROTERAPIA COM ESPUMA DE POLIDOCANOL GUIADA POR ULTRASSOM
INTRODUÇÃO
Atualmente, as lesões vasculares congênitas classificam-se em tumores e
mal-formações, considerando-se como tumores quando há proliferação celular e como
malformações quando ocorre erro na morfogênese. As malformações vasculares estão
presentes ao nascimento em 90% dos casos, com incidência semelhante em ambos os
sexos. Em geral, não involuem espontaneamente e desenvolvem-se
proporcionalmente ao crescimento da criança. São classificadas de acordo com a
natureza dos vasos envolvidos em: capilares, arteriais, venosas e linfáticas.
RELATO DE CASO
Menina, 10 anos, apresenta tumoração em região dorsal do pé esquerdo percebida pelos pais a partir do terceiro mês de vida. Nos últimos três anos, observou-se aumento importante da massa, com a criança referindo dor no momento do atendimento. No exame físico, visualizamos veias dilatadas na região e lesão de consistência amolecida, sem frêmito e com pulsos preservados. Eco-Doppler mostrou dilatação venosa com fluxo de baixa velocidade e baixa resistência, compatível com mal-formação vascular do tipo venosa. Optamos por realizar o tratamento com escleroterapia através da espuma de polidocanol ecoguiada em três sessões com intervalo de 10 dias entre elas. A paciente apresentou boa tolerância ao procedimento (não houve necessidade de anestesia), e regressão completa da lesão do ponto de vista clínico e ultrassonográfico. Encontra-se em acompanhamento ambulatorial semestral.
DISCUSSÃO
Dentre as opções de tratamento para as mal-formações vasculares do tipo venosa, a escleroterapia com espuma de polidocanol ecoguiada tem se tornado uma opção importante, tendo em vista a eficácia, a boa tolerância do paciente e o baixo custo.
Área
CIRURGIA VASCULAR
Instituições
FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA (FAMENE) - Paraíba - Brasil
Autores
ESTEPHANYE VASCONCELOS NUNES DE FARIAS, AUGUSTO CÉSAR LACERDA BRASILEIRO, PEDRO HENRIQUE CARNEIRO DA CUNHA FLORÊNCIO, SELDA RAFAELA AGUIAR RIBEIRO, GISÉLIA DE MOURA BEZERRA, ARTUR PUZISKI FERREIRA DE MELO, OTACÍLIO FRANCISCO PARAGUAY FIGUEIREDO, TAISA GONÇALVES FARIAS