Dados do Trabalho


TÍTULO

A APLICAÇAO DA IMPRESSAO 3D NA AREA CIRURGICA

OBJETIVO

Analisar as diversas aplicações da tecnologia de impressão em terceira dimensão (3D) para a área cirúrgica.

MÉTODO

Trata-se uma de revisão da literatura que tem como a metodologia a busca ativa de informações nas bases de dados do PMC
Os descritores de assunto utilizado para a busca de artigos foram: 3D printing, three dimentional printing, bioprinting, surgery
Os critérios de inclusão foram: Artigos publicados entre 2015-2019, dos tipos descritivos e intervencionista. Os critérios de exclusão foram artigos de revisão ou artigos que não abordem assuntos relevantes para serem discutidos.

RESULTADOS

A avidez da área cirúrgica por inovação e melhora de procedimentos sempre foi auxiliada pela constante evolução da tecnologia, o que não se alterou nos dias atuais. A maior popularidade e disponibilidade de impressoras 3D tornou essa tecnologia uma grande aliada da cirurgia, possuindo dentro dessa área uma enorme variedade de usos, sendo os principais a criação de modelos individualizados para treinamento pré-operatório, o auxílio no ensino médico e a criação de dispositivos utilizados nas próprias cirurgias. A confecção de modelos personalizados em impressoras 3D está se tornando uma prática cada vez mais comum e tem se provado extremamente útil, permitindo ao cirurgião, por exemplo, treinar o procedimento em um modelo extremamente verossímil com a realidade, prever possíveis complicações em casos complexos e propor diferentes estratégias para a realização do procedimento, dessa forma, individualizando o processo cirúrgico, ademais, o modelo pode ser utilizado para explicar melhor para o paciente o procedimento a ser realizado. A tecnologia, também tem grande impacto na área educacional, possibilitando a criação de modelos economicamente viáveis para o estudo anatômico sem as limitações econômicas e éticas que a utilização de cadáveres envolve, além de facilitar o estudo de defeitos e variações anatômicas, como as cardiopatias congênitas. A criação de dispositivos específicos para cada paciente é outra função da impressão 3D, sendo muito utilizada na área ortopédica para a criação de órteses que promovem maior conforto e reduzem lesões plantares. Além disso, a impressão pode auxiliar de forma mais direta o procedimento cirúrgico auxiliando na criação de instrumentos cirúrgicos personalizados para o paciente. Uma das promessas da tecnologia 3D para a área cirúrgica é a bioimpressão, que permite a criação de modelos em 3D tendo como base células tronco, porém as pesquisas voltadas para essa área permanecem em fases iniciais.

CONCLUSÕES

Percebe-se, portanto, que a impressão em 3D é uma tecnologia com uma enorme variedade de aplicações dentro da área cirúrgica, sendo utilizada em diversas especialidades tanto para o planejamento cirúrgico e ensino médico, quanto nos procedimentos em si. Todavia, é relevante apontar que essa é uma tecnologia que está em seus estágios iniciais de desenvolvimento e cuja utilização ainda promete trazer um grande avanço para a cirurgia.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

Matheus de Lucena Holanda, Heron Kairo Sabóia Sant'Anna Lima, Aprigio Sant'Anna Lima Neto