Dados do Trabalho
TÍTULO
UMA META-ANÁLISE PARA AVALIAR A EFICÁCIA DAS INJEÇÕES DE TOXINA DE BOTULÍNICA PARA A HIPERIDROSE PRIMÁRIA
OBJETIVO
Uma meta-análise para acessar e avaliar a eficácia da toxina botulínica no tratamento da hiperidrose primária em seus diferentes locais de envolvimento.
MÉTODO
A busca foi realizada em julho de 2017 e atualizada em maio de 2018. Os bancos de dados de busca incluíram Pubmed, Cochrane, Scopus, SciELO e Open Thesis. Os descritores foram: "hiperidrose primária", "tratamento" e "toxina botulínica". O nível de significância adotado foi de 0,05.
RESULTADOS
Após a extração dos dados, foram estabelecidos 14 estudos para a meta-análise final, com 576 pacientes, e a análise de homogeneidade mostrou um teste Q de Cochran de 80,1242 (p = 0,001) e um teste Higgins I² de 96,24%. A simetria foi avaliada pelo teste de assimetria do gráfico de funil com um valor de t de 2,9111 (p = 0,0131). Portanto, os dados sobre eventos adversos foram assimétricos e heterogêneos, justificando o uso do modelo de efeitos aleatórios.
CONCLUSÕES
As injeções de toxina botulínica são seguras e eficazes para o tratamento da Hiperidrose Primária (Nível de Evidência 1b). Injeções de toxinas atuam como uma medida paliativa, promovendo a cessação ou redução do suor com duração de efeito extremamente variável de 4 semanas a 6 meses.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
UNIVERSIDADE TIRADENTES - Sergipe - Brasil
Autores
MARIA VERONICA SANTOS, RENATA LIMA BATALHA ANDRADE, Rafael SILVA SANTOS, VANESSA ROCHA ANDRADE, CARLA VIVIANE FREITAS JESUS, ARTHUR DEDA VALIDO, YASMIM ANAYR COSTA FERRARI, SONIA OLIVEIRA LIMA