Dados do Trabalho
TÍTULO
MIELOMA MULTIPLO COM PLASMOCITOMA EXTRAMEDULAR CAUSANDO HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O MIELOMA MÚLTIPLO (MM) É UMA NEOPLASIA HEMATOLÓGICA CARACTERIZADA PELA PROLIFERAÇÃO EXCESSIVA DE UM CLONE DE PLASMÓCITOS NA MEDULA ÓSSEA, QUE COMUMENTE SE EXPANDE PELO ESQUELETO AXIAL. UMA FORMA MAIS RARA DE APRESENTAÇÃO SE DÁ EM TUMORES EXTRA MEDULARES, MAIS COMUMENTE O PLASMOCITOMA EXTRAMEDULAR SOLITÁRIO, QUE CRESCE FORA DA MEDULA ÓSSEA, COMO EM REGIÕES DA CABEÇA E PESCOÇO OU DO TRATO AERODIGESTIVO ALTO. A MANIFESTAÇÃO TÍPICA É DOR ÓSSEA E FRATURAS PATOLÓGICAS, ALÉM DE INSUFICIÊNCIA RENAL, ANEMIA, HIPERCALCEMIA E INFECÇÕES RECORRENTES. REPRESENTA 1-2% DE TODOS OS TIPOS DE CÂNCER E CERCA DE 17% DAS NEOPLASIAS HEMATOLÓGICAS. A MÉDIA DE IDADE AO DIAGNÓSTICO É 66 ANOS, PREDOMINANDO NA ETNIA NEGRA E EM HOMENS.
RELATO DE CASO
LUAG, 85 ANOS, FEMININA, BRANCA, ENTRADA NO PRONTO SOCORRO COM HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA (HB 6,8), ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA INOCENTE, ESTABILIZADA APOS TRANSFUSÃO DE 2 CONCENTRADOS DE HEMÁCIAS. RETORNA EM 3 DIAS APOS ALTA POR DOR EPIGÁSTRICA INTENSA, EM CÓLICA, COM IRRADIAÇÃO ABDOMINAL DIFUSA, ASSOCIADA A SANGRAMENTO INTESTINAL BAIXO VERMELHO VIVO EM GRANDE QUANTIDADE.
HÁ 3 ANOS DIAGNOSTICADA COM MM, MANTENDO DOENÇA ESTÁVEL APÓS QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA. EM USO CONTÍNUO DE PRADAXA.
SUBMETIDA A ANGIOTOMOGRAFIA QUE EVIDENCIOU MASSA EM TOPOGRAFIA DE INTESTINO DELGADO. NA LAPAROTOMIA EXPLORADORA FORAM ENCONTRADAS 3 MASSAS HIPERVASCULARIZADAS DE ASPECTO SEMELHANTE, DUAS MENORES EM TOPOGRAFIA DE PAREDE ABDOMINAL E TRANSIÇÃO RETOSSIGMOIDE, E UMA MAIOR A CERCA DE 30 CM DA VÁLVULA ÍLEOCECAL, PROVÁVEL FOCO DE SANGRAMENTO. REALIZADA ENTERECTOMIA SEGMENTAR DE 20 CM DE DELGADO, COM ENTEROENTERO ANASTOMOSE. PÓS OPERATÓRIO COM BAIXAS DOSES DE NORADRENALINA, RECEBENDO ALTA DA UTI NO 5º PO E ALTA HOSPITALAR NO 7º PO.
ANÁTOMO-PATOLÓGICO CONFIRMOU NEOPLASIA MALIGNA POUCO DIFERENCIADA. Rx LAMBA POSITIVO EM MAIS DE 80% DA AMOSTRA E Mx NUM-1 POSITIVO NAS ÁREAS DE INTERESSE. ACHADO MORFOLÓGICOS ASSOCIADOS AO PERFIL IMUNO-HISTOQUÍMICO FORAM CONCLUSIVOS DE PLASMOCITOMA.
DISCUSSÃO
PACIENTE COM APRESENTAÇÃO ATÍPICA DO MIELOMA MÚLTIPLO EM UMA DOENÇA APARENTEMENTE ESTÁVEL, PORÉM, COM PRESENÇA DE MÚLTIPLOS TUMORES CAUSANDO HEMORRAGIA DIGESTIVA COM NECESSIDADE DE MÚLTIPLAS TRANSFUSÕES. OS PLASMOCITOMAS EXTRAMEDULARES (PEM) VERDADEIROS SÃO RELATIVAMENTE RAROS E SEU DIAGNÓSTICO PRESSUPÕE A AUSÊNCIA DE OUTROS FATORES DEFINIDORES DE MM. A MAIORIA DOS CASOS DE PLASMOCITOMA INTESTINAL DESCRITOS SÃO DE NEOPLASIAS PRIMÁRIAS, COM EVOLUÇÃO CLÍNICA FAVORÁVEL, QUE PODEM SER TRATADOS COM RADIOTERAPIA OU CIRURGIA APENAS. JÁ LESÕES RELACIONADAS AO MM TEM PROGNÓSTICO RESERVADO, GERALMENTE ASSOCIADAS AO ACOMETIMENTO SISTÊMICO PROGRESSIVO. TRATANDO-SE DE DOENÇA DISSEMINADA OU RECAÍDAS, QUIMIOTERAPIA COM TRANSPLANTES DE CÉLULAS TRONCO SERIAM UMA OPÇÃO MAIS EFETIVA EM CASOS SELECIONADOS. INFELIZMENTE, A PACIENTE EM QUESTÃO NÃO SERÁ CANDIDATA A TRANSPLANTE OU MESMO QUIMIOTERAPIA DE ALTA RESPOSTA DEVIDO IDADE AVANÇADA E COMORBIDADES.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil
Autores
JULIANI DOURADO ALMEIDA, PATRÍCIA WEIBER SCHETTINI FIGUEIREDO, GABRIEL DA SILVA MORFIN, THAYSSA ARAÚJO DE SÁ BARRETO, ISABEL BUTTER AMIM, BRUNO CESAR DIAS, DIRCE MARIA DE ALMEIDA DAVID GIBELLI, NATALIA PARISI SEVERINO