Dados do Trabalho


TÍTULO

CAPACITAÇOES TEORICO-PRATICAS COMO MODO DE INTERCAMBIO DE SABERES E MEIO DE FIRMAR PARCERIAS ENTRE ENTIDADES ACADEMICAS

OBJETIVO

Descrever as capacitações organizadas por discentes da Liga Acadêmica de Anatomia Clínico-Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA aos estudantes do Grupo de Ciências Morfológicas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em temas práticos de iniciação à cirurgia- experiência que gerou enriquecimento mútuo dos saberes em cirurgia entre dois grupos de discentes que desde os anos iniciais do curso pavimentam o caminho à docência.

MÉTODO

A capacitação foi realizada em três turnos e seguiu um modelo teórico-prático em que foram formados pequenos grupos, a fim de facilitar o intercâmbio de saberes, compostos por um graduando mais experiente da Liga Acadêmica de Anatomia Clínico-Cirúrgica e por acadêmicos do Grupo de Ciências Morfológicas que apresentavam pouco contato anterior com relação a procedimentos introdutórios do campo da cirurgia. A dinâmica foi separada didaticamente em dois momentos para cada procedimento, sendo que, inicialmente, houve a apresentação das noções teóricas de cada um com enfoque em indicações, contraindicações e materiais necessários. Já no segundo momento, descreveu-se a técnica do procedimento, simultaneamente, a sua demonstração prática passo a passo. Ao final desse estágio, ocorreu a prática do que foi aprendido pelos estudantes com a supervisão dos discentes da Liga.

RESULTADOS

O empenho dos monitores durante todo o processo, com perguntas nas aulas e empolgação para treinar o que foi proposto ao final da explicação foi algo notório do início ao fim da capacitação realizada. O modo de transpor o assunto de forma mais simplificada que o habitual, slides bem estruturados e que seguem uma padronização pré-definida, além de ligantes bem preparados e treinados, são os pontos chaves que ajudaram os monitores a entenderem e fixarem melhor o assunto proposto. Modelos práticos que simulam o procedimento também são disponibilizados após explanação da teoria, onde se pode aplicar incessantemente o conhecimento adquirido momentos antes, permitindo que sejam feitas as possíveis correções no que diz respeito a técnica do procedimento em si.

CONCLUSÕES

Portanto, é indubitável que tais capacitações se consolidaram como momentos fundamentais de enriquecimento para ambos os grupos– ligantes e monitores. O modelo teórico-prático nelas adotado visou garantir o aprendizado de forma integral, abordando fundamentos teóricos e habilidades práticas. E, essa permuta de conhecimento entre dois grupos de discentes consolidou seus conhecimentos acerca dos temas e fomentou seu interesse futuro pela docência.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

EBMSP - Bahia - Brasil

Autores

Milla Gabriele Sallenave Andrade, Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeo, André Luiz Barbosa Romeo, Pedro Paulo Santos Areias Vianna, Hortênsia Souza Guedes de Oliveira, Ian Lemos Teixeira Sarno, Gildásio do Nascimento Santos Júnior, Keila da Silva Gois Di Santo