Dados do Trabalho


TÍTULO

ATENDIMENTO DE URGENCIA COM DIAGNOSTICO DE DOENÇA DE CROHN EM QUADRO DE ABDOME AGUDO

INTRODUÇÃO

O termo abdome agudo é uma abreviação para dor abdominal aguda, e se refere a qualquer dor súbita e intensa no abdome que leve o indivíduo a procurar o socorro médico. Na investigação inicial são solicitados exames como hemograma, beta-HCG, urinálise, amilase e radiografia de abdome. A depender dos achados, pode-se prosseguir investigação com ultrassonografia ou tomografia e até intervenções cirúrgicas para elucidação diagnóstica. Este relato mostra o caso de um paciente em investigação de abdome agudo, com diagnóstico final de doença de Crohn, inicialmente com baixa suspeição clínica para tal doença.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 34 anos, deu entrada no pronto atendimento com quadro de dor abdominal há 2 dias, difusa, tipo cólica, de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos, parada de evacuação e de eliminação de flatos. Relata episódios prévios com quadro clínico semelhante, com melhora espontânea. Sem cirurgias prévias e sem comorbidades conhecidas. Ao exame físico apresentava abdome distendido, hipertimpânico, doloroso difusamente à palpação profunda, porém sem sinais de peritonite, com ruídos hidroaéreos aumentados. Submetido à radiografia de abdome, houve visualização de distensão difusa de alças intestinais com níveis hidroaéreos. Exames laboratoriais dentro da normalidade. Como complementação diagnóstica, foi realizado exame tomográfico de abdome, que evidenciou dilatação de alças jejunais distais e ileais, ingurgitamento de vasos mesentéricos superiores, com colabamento de alças à montante e à jusante com ponto de transição em comum entre porções colabadas e distendidas. Após paciente apresentar evacuação espontânea, solicitamos radiografia de trânsito intestinal que evidenciou íleo terminal afilado, com aspecto de ‘’pedras de calçamento’’ e dois pontos de estreitamento, compatíveis com doença de Crohn. Paciente permanece em acompanhamento ambulatorial, complementação diagnóstica e tratamento específico.

DISCUSSÃO

Doença de Crohn tem alta morbidade e mortalidade. Seu diagnóstico é difícil, pois a apresentação clínica é amplamente variável e inespecífica. Entre as queixas clínicas mais comuns estão dor abdominal, diarreia, emagrecimento, anorexia, astenia, náuseas, vômitos. Complicações mais comuns envolvem suboclusão intestinal, fístulas e abscessos perianais, abscessos abdominais ou pélvicos. Embora abdome agudo e suboclusão intestinal possam ser manifestações da doença de Crohn, a investigação inicial do abdome agudo em serviços de urgência e emergência priorizam inicialmente o diagnóstico de causas cirúrgicas, e muitas vezes não é levantada a hipótese dessa doença. Assim, mesmo em um serviço de urgência/emergência, sempre é necessário fazer uma anamnese e exames adequados, para que casos de exceção possam fazer parte das possibilidades diagnósticas.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

Unesp - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - São Paulo - Brasil

Autores

LAISA BRANDÃO CARVALHO, FERNANDO DA SILVA ZAMBONINI, PAULO SÉRGIO CHAIB, CLAUDIA NISHIDA HASIMOTO, MARCELA MARIA SILVINO CRAVEIRO, DANIEL MENDES SHIROMA