Dados do Trabalho


TÍTULO

CAUSAS EXTERNAS QUEDAS EM IDOSOS, SERIE HISTÓRICA DOS ÚLTIMOS 10 ANOS EM RONDÔNIA E NO BRASIL

OBJETIVO

As causas externas são uma modalidade do trauma que afeta diferentes indivíduos, das crianças aos idosos. Podem ser acidentes de trânsito, lesões autoprovocadas voluntariamente, iatrogenia, demais acidentes - inclusive quedas. De acordo com a 9ª edição do Advanced Trauma Life Support (ATLS), estima-se que 22% da população estadunidense tenha alcançado a melhor idade em 2050 - reiterando ainda a importância de realizar-se um perfil epidemiológico elucidativo, utilizando dados relativos a internações, morbidade e mortalidade decorrentes de traumas por causas externas sofridos por idosos. Um exemplo destas causas são as quedas, dada a instabilidade conferida ao idoso devido ao processo de senescência inerente a todo ser humano. Desse modo, esta visa analisar o perfil epidemiológico das quedas geriátricas registradas no Sistema de Saúde Pública (SUS) do Brasil e comparar faixa etária, região e mortalidade.

MÉTODO

Busca de dados relacionados à quedas em idosos, consideradas parte das causas externas do trauma, por meio do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), do período de janeiro de 2008 a dezembro de 2018. Foram comparados os dados gerais entre Brasil, Região Norte e o estado de Rondônia, assim como dados referentes à faixa etária que apresenta maior incidência de quedas, ao sexo mais incidente, à taxa de mortalidade e quantidade de óbitos, todos em função da região escolhida. Quatro análises foram realizadas: registro das internações referentes à faixa etária selecionada, do índice de mortalidade, da média de permanência por faixa etária e da incidência de internações por sexo. Os dados foram processados pelo programa Excel e expostos em gráficos.

RESULTADOS

As quedas em idosos de 60 anos acima integraram 36,05% da totalidade de causas externas, computando 670.465 internações. 4,14% das internações por quedas evoluíram para óbito na região norte, totalizando 683 óbitos. Rondônia contribuiu com 71 óbitos, aproximadamente 10,4% dos casos na região norte. Observou-se aumento da média de permanência com o avançar da idade que, no Brasil, se eleva de 5,5 em pacientes de 60 a 69 anos para 7,3 em 80 anos acima. Em relação às internações por sexo, o feminino demonstra maior pontuação em todas as categorias.

CONCLUSÕES

A partir da análise de dados, entende-se que internações por quedas são mais recorrentes em idosos conforme o avançar da idade. A taxa de mortalidade representa a quantidade de internações seguidas por óbito que, a nível nacional, é de 4,23%. A região Norte mantém seu índice abaixo do padrão brasileiro. Ao avançar da idade, a média de permanência dos pacientes aumenta, uma vez que idosos acima de 80 anos possuem maior instabilidade. Além disso, pacientes do sexo feminino têm maior tendência à internação por quedas em faixas etárias mais elevadas.

Área

TRAUMA

Instituições

Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia - LACCRO - Rondônia - Brasil

Autores

Emilli Lorrayne Bertão Vieira, Marcelo Regis Lima Corrêa, Ana Julia de Medeiros Fernandes, Marília Silva Ferreira dos Santos, Kislla Gondim Barreto, Letícia Vitória de Almeida Lima, Gabriela da Rocha Branco Silveira, Horácio Tamada