Dados do Trabalho
TÍTULO
GASTROSQUISE - REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
OBJETIVO
Gastrosquise é uma malformação congênita caracterizada por uma fenda paraumbilical. A prevalência de gastrosquise está aumentando, cuja incidencia é de 1 caso em 2000 nascimentos. É a anomalia congênita mais freqüentemente encontrada pelos cirurgiões pediátricos, o que motivou a pesquisa. Analisar dados referente à idade materna, incidência de prematuridade, dados sócio demográficos, formas de diagnósticos e o prognóstico, a fim de integrar as principais informações atuais sobre a malformação.
MÉTODO
Revisão integrativa realizada através de diferentes estudos científicos relacionados a gastrosquise, publicados no período de 2014 a 2018, com metodologia de caráter descritiva e exploratória, com a finalidade de identificar fatores referentes a gastrosquise. Para a elaboração do presente trabalho foram analisados 18 artigos.
RESULTADOS
As literaturas demonstraram que a incidência global da gastrosquise aumentou em diversas populações, sendo relacionada principalmente com a baixa idade materna. Na Europa, a prevalência diminui de norte a sul, sendo mais relatado na Europa continental e menos no sul da Europa e Oriente Médio. A América do Sul, comparada a Europa e América do Norte, apresenta menor prevalência. Foi verificada que nas condições socioeconômicas de baixo acesso a assistência pré-natal possuem taxas mais elevadas. Observou-se que o principal método diagnóstico em malformações no período pré-natal é o exame ultrassonográfico, pois permite a detecção dos defeitos congênitos da parede abdominal. Quanto ao sexo há uma predominância do sexo masculino (53,5%) em relação ao sexo feminino (46,5%). O prognóstico da gastrosquise, a curto prazo, teve resultados positivos atribuídos a melhora no diagnostico pré-natal e aos avanços no tratamento perinatal em centros especializados. Estudos mais recentes tem demonstrado maiores taxas de sucesso terapêutico e de sobrevivência. Comparando as técnicas utilizadas para a correção da gastrosquise, EXIT-like reduziu significativamente o período de "íleo" iniciando a dieta oral mais rápida que o tratamento convencional e refletiu em alta hospitalar mais precoce.
CONCLUSÕES
De acordo com este estudo, evidenciou-se a forte relação da baixa idade materna com os índices de gastrosquise. O estudo atentou para os benefícios do diagnostico pré-natal precoce e do acompanhamento adequado durante todo o período gestacional e pós gestacional, estando intimamente ligado com o aumento dos índices de sobrevida dos portadores de gastrosquise.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica de Rondônia - LACCRO - Rondônia - Brasil
Autores
Gabriela da Rocha Branco Silveira, Michelly Alyce Gularte Alexandre, Marcelo Regis Lima Corrêa, Natália Maria Dias de Sá, Marveen Victor de Carvalho e Santos, João Matheus Calixto Lins, Antônio Cipriano Gurgel do Amaral Júnior, Horácio Tamada