Dados do Trabalho


TÍTULO

Proposta de Classificação para as manifestações clínicas decorrentes do implante de Silicone Industrial

OBJETIVO

Os casos recentemente noticiados, envolvendo complicações e óbitos causados pela popularização da prática do implante de Silicone Industrial (SI) para alteração do contorno corporal, tornaram evidente um verdadeiro problema se saúde pública. A despeito das tentativas de esclarecimento e alertas, o número de vítimas destes crimes, que não podem ser confundidos com “procedimentos médicos”, tem sido crescente nos serviços e consultórios médicos, em busca de confirmação e tratamento para as inevitáveis consequências sofridas.
Objetivo: Propor um modelo para a classificação das manifestações clínicas decorrentes da injeção ilegal de Silicone Industrial no tecido celular subcutâneo, de forma a permitir a formulação de condutas terapêuticas mais adequadas a cada caso

MÉTODO

Foram avaliadas 68 pacientes portadoras de silicone industrial injetado em tecido celular subcutâneo, tratadas no ambulatório do Hospital Universitário Gaffrée Guinle, assim como os relatos disponíveis na literatura. Com base nos achados, foi feita uma extratificaçäo das diferentes manifestações clínicas observadas. De acordo com a frequência e a gravidade dos sintomas, foi elaborada uma tabela, que pretende servir como guia para a definição da estratégia de tratamento para cada situação encontrada.

RESULTADOS

As pacientes vítimas do implante ilegal de SI se apresentam como uma grande diversidade de sintomas, que podem depender da região do corpo afetada, volume injetado, tempo decorrido, profundidade do implante e até da qualidade do produto (se mais ou menos denso, ou contaminado). Hiperemia, deformidades, hipercromia, dor, abscesso, ulcerações e linfedema de MMII são as principais lesões encontradas. Alguns casos podem ser atenuados com tratamento clínico, incluindo medicações anti-inflamatórias, analgésicas e, eventualmente, antibióticas. Outras medidas podem ser propostas, em especial na tentativa de controle do linfedema.
O número expressivo de casos, associado a complicações e sequelas que impactam sobre a saúde e vida social, têm levado alguns serviços e cirurgiões a buscar soluções mais invasivas, mesmo que paliativas, que possam minimizar estes quadros. No entanto, a literatura médica, especialmente no que diz respeito ao conhecimento consolidado, é pobre sobre o assunto, até por não ser um problema comum nos países de primeiro mundo. Sendo assim, é importante que estas condutas sejam discutidas e analisadas, com parâmetros homogêneos, para que se possa estabelecer condutas com riscos e benefícios compatíveis.

CONCLUSÕES

A identificação mais clara e objetiva de cada tipo de manifestação clínica causada pela injeção de Silicone Industrial, conforme proposto no presente trabalho, pode não só facilitar a decisão sobre a técnica a ser empregada, mas também permitir uma melhor avaliação e eventual comparação dos resultados obtidos.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE GUINLE/UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

EDUARDO COSTA TEIXEIRA, Natalino Mazzillo Neto, Nathalia Cristinne Pereira de Souza, Thiago Lima dos Santos, Natascha Stenzel Mathuiy, Raquel Bueno Barbosa