Dados do Trabalho
TÍTULO
SINDROME DE CLAUDE BERNARD-HORNER APOS RESSECÇAO DE SCHWANNOMA EM PLEXO CERVICAL: RELATO DE CASO.
INTRODUÇÃO
O Schwannoma é um tumor benigno originado das células de Schwann, que pode estar localizado nas raízes dos nervos cranianos e raquidianos, bem como no trajeto periférico dos nervos. A partir disso, a cirurgia é muitas vezes necessária nas situações em que o tumor pressiona um nervo, provocando dor, problemas sensitivos e motores. No entanto, em alguns casos podem surgir complicações pós-cirúrgicas. A síndrome de Claude Bernard-Horner (SCBH) é caracterizada por uma lesão que desencadeia um bloqueio na inervação simpática dos nervos faciais e oculares, que pode se manifestar com ptose parcial da pálpebra superior por desnervação do músculo de Müller, miose, enoftalmia e anidrose da hemiface ipsilateral. Existem várias causas para o desenvolvimento da SCBH, tais como doenças vasculares e infecciosas, deformação congênita, iatrogenia cirúrgica ou medicamentosa e tumores.
RELATO DE CASO
Paciente, JEA, sexo masculino, 40 anos, apresentava ao exame físico uma tumoração na região cervical direita. Sendo caracterizado como linfonodomegalia cervical de cerca de 4cm através de uma Tomografia Computadorizada (TC). Não havendo a possibilidade de realização de punção da tumoração, foi encaminhado para cervicotomia exploradora, onde foi evidenciado no intra-operatório uma massa com envolvimento do plexo simpático cervical, suspeitando-se do diagnóstico de schwannoma. Após o procedimento cirúrgico o paciente desenvolveu a clássica síndrome de Claude Bernard-Horner, ficando com sequelas permanentes devido à extensão da resseccão para remoção completa da lesão.
DISCUSSÃO
Nesse sentido, podemos definir que, dependendo da região e do grau de acometimento, a cirurgia com finalidade curativa para Schwannoma pode desencadear uma lesão que promoverá o bloqueio do gânglio estrelado. Quando não é possível remover cirurgicamente todo o tumor, o mesmo pode recidivar, agravando o prognóstico. Dessa forma, a remoção cirúrgica do Schwannoma pode se tornar um procedimento difícil e delicado, pois o cirurgião pode danificar os nervos envolvidos durante a tentativa de reparo da patologia. A síndrome de Claude Bernard-Horner, apesar de rara, pode se tornar uma complicação pós-cirúrgica a depender do segmento de nervo atingido.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil
Autores
Carla Mariana Xavier Ferreira, Marcella de Albuquerque Wanderley, Ana Miele Pereira Melo, Brenda Aguiar Melo, Fernando Guilherme Guimarães Fluhr, Artur Belo Azevedo, Anna Karoline Rocha de Souza, Ana Carolina Pastl Pontes