Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA FOLICULAR DA TIREOIDE COM METÁSTASE PARA ARTÉRIA RETINIANA – RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O câncer folicular da tireoide é um tumor bem diferenciado, sendo o segundo mais comum e geralmente de disseminação hematogênica. Metástases à distância ocorrem em 10 a 15% dos pacientes, mesmo em tumores primários pequenos, menores que 2 cm não tenham sido associados. Os locais mais comuns são ossos e pulmão e, menos comumente, cérebro, fígado, bexiga e pele. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de carcinoma folicular de tireoide com acometimento da artéria central da retina. Até onde sabemos, este parece ser um caso raro, segundo o relatado na literatura.

RELATO DE CASO

Masculino, 45 anos, com história de súbita perda visual do campo superior do olho direito em julho de 2018, apresentando episódios de síncope, vertigem, palpitações e sudorese, sem nenhuma relação com evento precipitante. Relata eritema ocasional em região cervical sem outras alterações, além de disfagia. Ao exame físico de cabeça e pescoço, não apresentava linfonodos palpáveis, porém a glândula tireoide apresentava-se com consistência fibroelástica e discreto aumento do volume em lobo direito devido a presença de pequeno nódulo. Já ao exame neurológico, foi observado acometimento do campo visual supero-nasal de olho direito. Foi submetido a retinografia para investigação da amaurose, a qual foi sugestiva de oclusão do ramo da artéria central da retina. O paciente foi internado para investigação do caso e provável anticoagulação. À ultrassonografia de tireoide com doppler, observou-se acentuado aumento volumétrico assimétrico do lobo tireoideano direito às custas de volumoso nódulo sólido medindo aproximadamente 4,3 cm (TI-RADS 5) e pequeno nódulo no lobo esquerdo (TI-RADS 4) e com punção aspirativa por agulha fina inconclusiva. Na análise da ressonância magnética das órbitas não foram detectadas nenhuma alteração. Sem evidências de aneurisma ou de malformação artério-venosa detectadas na angiorressonância magnética arterial intracraniana. Ausência de alterações ecográficas e doppler significativas nos segmentos estudados pelo exame eco-color-doppler das carótidas e vertebrais. Por fim, o paciente foi submetido a tireoidectomia e o resultado do anatomo-patológico revelou quadro histológico consistente com tumor de características oncocíticas sugestivo de lesão folicular (no momento aguardamos imunohistoquímica).

DISCUSSÃO

O câncer folicular de tireoide com metástase da retina mostra-se bastante raro na literatura. A cirurgia é o principal modo de terapia sendo recomendada tireoidectomia total se o tumor primário tiver pelo menos 1,0 a 2,0 cm de diâmetro, ou se a extensão extratireoidiana ou metástases estiverem presentes. A abordagem cirúrgica inicial mais agressiva está associada a taxas mais baixas de recidiva local, regional e de mortalidade geral em pacientes de alto risco.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil

Autores

Carla Mariana Xavier Ferreira, Artur Belo Azevedo, Ana Carolina Pastl Pontes, Igor de Lima Ribeiro, Reginaldo Melo Filho, Adriana Melo Barbosa Costa, Claubiano Cipriano Mouro, Caroline Carvalho Ferro