Dados do Trabalho
TÍTULO
A CONFECÇAO DE UM MODELO PRATICO DE PUNÇAO ARTERIAL COMO FERRAMENTA PARA A CONSOLIDAÇAO DO CONHECIMENTO TEORICO ACERCA DO PROCEDIMENTO
OBJETIVO
O estudo objetiva apresentar o modelo de punção arterial desenvolvido por acadêmicos da Liga Acadêmica de Anatomia Clínico-Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Bahia. O modelo criado visa propiciar a ampliação do treinamento de graduandos e profissionais da área da saúde no procedimento referido, o qual é comumente realizado em centros de saúde de todos os níveis de complexidade. Justifica-se a sua adoção devido à facilidade da construção do modelo e por serem utilizados materiais acessíveis e de baixo custo, além de ser mantida considerável fidedignidade anatômica, incluindo a localização do vaso e a presença de pulso arterial palpável.
MÉTODO
Foram construídos um total de 5 modelos para treinamento da técnica de punção arterial. Para sua construção foram utilizados apenas materiais de baixo custo, como braços de manequins, esponja de jardinagem, garrote do tipo tubo de látex, prendedores de látex, seringa de 10ml, EVA e corante alimentar. Sua montagem é feita pelos próprios ligantes e de fácil reprodutibilidade. Uma extremidade do garrote é ocluída pelo prendedor de papel, enquanto na outra é acoplada a seringa com 10ml de liquido pigmentado pelo corante vermelho para representar o sangue, que vai preencher todo o garrote. Ao empurrar o embolo da seringa, o ligante consegue simular a pulsação da artéria para deixar o treinamento mais verossímil. O mecanismo montado resulta em um modelo portátil, de fácil transporte e fiel aos referencias anatômicos necessários ao procedimento, o que potencializa a aprendizagem dos estudantes. Após a finalização da confecção, os modelos foram utilizados em capacitações dos ligantes e em cursos teórico-práticos ofertados pela liga acadêmica a discentes de variados semestres.
RESULTADOS
A confecção dos modelos anatômicos demandou poucos tempo e dinheiro, sendo, portanto, acessível à maioria dos discentes da graduação em Medicina. Somada à rentabilidade da construção deste material, notou-se a possibilidade de sua reutilização, propiciando repetidas oportunidades de treino, prática e aprimoramento aos acadêmicos engajados na atividade proposta. Ademais, os estudantes participantes se mostraram empolgados e instigados ao realizarem o procedimento de punção arterial no modelo ofertado, tendo relatado satisfação quanto ao aprendizado prático, o qual, aliado a uma breve introdução teórica, fez-se frutuoso. O fato de ambos os membros da liga – promotores da construção do modelo e da atividade – e os estudantes mostrarem-se exultantes quanto à prática fortalece o sucesso da interação entre acadêmicos com diferentes conhecimentos na construção do conhecimento.
CONCLUSÕES
Dessa forma, é incontestável que a confecção de um modelo próprio para a Punção Arterial, seguida da realização de aulas teórico-práticas utilizando-o, atuou de forma benéfica na construção e consolidação acerca do conhecimento do procedimento, bem como em competências subjetivas dos ligantes acerca do trabalho em grupo.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
EBMSP - Bahia - Brasil
Autores
Miguel Angelo Mota de Almeida Maia, Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeo, André Luiz Barbosa Romeo, Milla Gabriele Sallenave Andrade, Camila Maria Soares de Lima, Ian Lemos Teixeira Sarno, Hortênsia Souza Guedes De Oliveira, Gildásio do Nascimento Santos Júnior