Dados do Trabalho
TÍTULO
O CENARIO DOS TRANSPLANTES NO BRASIL: FATORES LIMITANTES E DETERMINANTES
OBJETIVO
Visando analisar a atual a situação dos transplantes no Brasil, os índices número de doadores por milhão de população (pmp), doações efetivas, fila de espera e número de transplantes realizados foram utilizados no presente trabalho, realizou-se levantamento de dados nas plataformas do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde (SNT/MS), com os descritores: transplantes e transplantes no Brasil.
MÉTODO
Para inclusão adotaram-se: estudos que abordassem mudanças na Legislação de Transplantes, o funcionamento do SNT, a realidade dos transplantes no país com ênfase nos indicadores acima referidos. Selecionaram-se 8 artigos, 1 livro e 2 sites do Governo Federal. O portal do MS referente ao SNT, informa que esse controla todas as ações visando as doações e transplantes de órgãos e tecidos no país.
RESULTADOS
O SNT opera por ações de gestão política, promoção da doação, logística, credenciamento de equipes, hospitais para cirurgias, desenvolvendo campanhas de sensibilização em relação ao tempo. O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo, sendo 87% financiado integralmente pelo SUS, registrando-se recorde de doadores em 2016 (2983 pessoas), correspondendo a uma taxa de 14,6 pmp, crescimento de 5% em relação a 2015. Percebe-se grande dificuldade na doação, na avaliação do potencial doador em morte encefálica, na captação de órgãos e tecidos e na persistentemente elevada lista de espera. No referido portal relata-se a mobilização para diminuir a discrepância entre a oferta e a demanda de órgãos, em decorrência de equívocos no reconhecimento do doador com morte encefálica e despreparo das equipes. Como ponto positivo, destaca-se que o Brasil e o modelo usado para a doação de órgãos e tecidos humanos são referência mundial, graças às leis associadas ao financiamento público de tais procedimentos. O crescimento vegetativo da população, aliado à ampla extensão territorial de nosso país são fatores relevantes e também limitantes para que os transplantes atendam a contento as pessoas que dele necessitam, embora observe-se um crescente aumento dos mesmos nos últimos anos no Brasil.
CONCLUSÕES
A considerar os ganhos observados em todas as áreas acima mencionadas, o futuro, no que se refere aos transplantes aqui realizados, apresenta-se extremamente promissor, pois o sucesso de tais procedimentos significa, para a população em geral, a garantia dos princípios fundamentais que embasam o SUS.
Área
EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA
Instituições
Universidade de Rio Verde - Goiás - Brasil
Autores
Raissa Silva Frota, Anna Clara Machado Gomes, Fabian Souza Gonzaga Filho, Kelvin Araújo Oliveira, Maria Gabriella Cunha Batista, Vanessa Zorzin Mazer, Luciano Leão Bernardino da Costa