Dados do Trabalho
TÍTULO
MODELO DE SESSOES DE LIGA ACADEMICA- DOCENTES E DISCENTES UNEM TEORIA E PRATICA MEDICA NA CONSOLIDACAO DO CONHECIMENTO
OBJETIVO
Descrever o modelo de sessões semanais adotado por uma Liga Acadêmica de Anatomia Clínico-Cirúrgica, cujas aulas buscam fundir a parte teórica, contida na literatura (que é ministrada por um discente), atrelada ao parecer de um médico especialista no referido tema- para, assim, aproximar cada vez mais os alunos das nuances da prática e da realidade da saúde local da região em que vivem.
MÉTODO
Semanalmente, a Liga Acadêmica de Anatomia Clínico-Cirúrgica oferta à comunidade acadêmica da cidade de Salvador sessões temáticas alicerçadas na anatomia, em diversas afecções clínicas e na abordagem cirúrgica à doença apresentada. Tais sessões ocorrem num formato padrão de aula, contando sempre com o recurso de apresentação de slides e com a presença de professores cirurgiões. Os próprios ligantes, ou seja, discentes de diferentes semestres da graduação em Medicina, são responsáveis pelo preparo e pela apresentação da sessão, baseados na literatura- o que propicia a construção ativa de conhecimento. E atrelado a isso, tem-se a presença e participação ativa de professores cirurgiões, munidos de experiência com a prática e com a logística hospitalar, que possibilita enriquecimento às sessões com seus comentário. É uma aula conjunta, logo eles são encorajados a interromper a apresentação, fazer observações de caráter complementar ou até mesmo corretivo e instigar discussões a respeito tanto do quadro clínico quanto da indicação cirúrgica e da técnica a ser empregada na operação.
RESULTADOS
Depois de cada sessão semanal, é possível notar uma capacidade ampliada e uma vontade explícita, por parte dos ligantes e dos próprios alunos, de se apropriarem do conteúdo trabalhado. Da parte dos ligantes, isso pode ser comprovado pela introdução dos tópicos das aulas na ocasião das discussões acadêmicas diárias e pela exploração de alguns desses conteúdos em atividades no contexto da liga. Da parte dos alunos, essa capacidade pode ser observada pelo ímpeto em realizar questionamentos, durante e após a sessão, tanto aos ligantes quanto aos professores cirurgiões, cuja presença e experiência tornam a captação de conteúdos mais natural e sólida, dada a veracidade e precisão de seus conhecimentos, extensamente fundamentados por suas práticas.
CONCLUSÕES
A participação de docentes cirurgiões no contexto das sessões semanais da Liga Acadêmica de Anatomia Clínico-Cirúrgica da Bahia (LANACC) possibilita a aproximação do conteúdo didático que está sendo apresentado ao conhecimento prático que cada cirurgião adquiriu durante sua vivência. E nessa égide, os acadêmicos de medicina, instigados pelo modelo de aprendizado ativo empregado, desenvolvem, após a sessão, uma visão integral do processo anatomo-clínico-cirúrgico de maneira atrelada à prática.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
EBMSP - Bahia - Brasil
Autores
Miguel Angelo Mota de Almeida Maia, Milla Gabriele Sallenave Andrade, Paulo José Lima Cardoso Filho, Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeo, André Luis Barbosa Romeo, Vitor Brandão Vasconcelos, José Vaz Holzgrefe Junior, Ian Lemos Teixeira Sarno