Dados do Trabalho


TÍTULO

ACURACIA DO ULTRASSOM REALIZADO POR ALUNOS DE UM CURSO DE ULTRASSONOGRAFIA POINT OF CARE COMO ADJUNTO DE DRENAGEM PLEURAL EM UM MODELO DE TREINAMENTO

OBJETIVO

A drenagem pleural é um procedimento frequentemente realizado, porém ainda apresenta elevada taxa de complicações, especialmente em situações de urgência. Dentre as complicações mais comuns relacionados à técnica estão a inserção baixa do dreno, com risco de lesões viscerais, e o posicionamento do dreno no subcutâneo. A incorporação do ultrassom com adjunto das drenagens pleurais pode evitar inserções subdiafragmáticas pois permite visualização direta do órgão. Ainda, auxilia na identificação precoce do mau posicionamento do dreno, permitindo resolução rápida da intercorrência. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de alunos identificarem o local de inserção do dreno e sua posição (intra ou extrapleural) após participarem de um curso teórico-prático de ultrassonografia point of care.

MÉTODO

O curso compreendeu um módulo teórico, em que o aluno assistiu a videoaulas sobre os tópicos do curso, e um prático, em que o aluno executou as avaliações e procedimentos em modelos humanos, sintéticos e tecidos biológicos (suínos). Após o curso, os alunos realizaram uma prova prática que contemplava o conteúdo do curso. Uma dessas estações era a de drenagem pleural em que cada aluno avaliava dois drenos aleatoriamente inseridos acima ou abaixo do diafragma, e posicionados profundamente às costelas (intrapleural ou intrabdominal) ou no subcutâneo. O aluno deveria identificar o diafragma do suíno e referir se a inserção do dreno estava abaixo ou acima da projeção do órgão. Em seguida, deveria identificar se o dreno estava dentro do espaço pleural ou fora dele.

RESULTADOS

18 alunos participaram do curso teórico-prático e da prova prática. Desses, 12 (67%) eram médicos com formação completa, 5 (28%) eram residentes e 1 (5%) era aluno do quinto ano de Medicina. 4 (22%) alunos relatavam ter feito algum curso de ultrassonografia previamente, porém sem abordagem da utilização do ultrassom como adjunto da drenagem pleural. Os resultados da prova prática demonstraram sensibilidade de 94% e especificidade de 77% para a avaliação do sítio de inserção do dreno. Em relação ao seu posicionamento, este estudo demonstrou sensibilidade de 100% e especificidade de 94%.

CONCLUSÕES

Este estudo demonstra que a incorporação do ultrassom, mesmo que utilizado por pessoas sem muita experiência com o método, pode identificar um sítio seguro para inserção do dreno pleural e seu posicionamento após o procedimento. A incorporação dessa ferramenta como adjunto da drenagem pleural pode potencialmente reduzir a incidência de inserções subdiafragmáticas e lesões de vísceras. Ainda, a identificação de uma drenagem ineficiente pode reduzir a morbidade dos pacientes ao indicar a necessidade de redrenagem precocemente.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, Thiago Ianner Silva, Vitor Marcondes Ramos, Marcelo Cristiano Rocha, Adriano Robeiro Meyer-Pflug, Edivaldo Massazo Utiyama