Dados do Trabalho
TÍTULO
A OFERTA DE MANEQUINS ANATOMICOS CONFECCIONADOS POR DISCENTES DE MEDICINA PARA SIMULAÇAO DE ACESSOS VENOSOS A ESTUDANTES DO CICLO BASICO: UM RELATO DE EXPERIENCIA
OBJETIVO
O relato visa à análise do impacto da oferta de manequins anatômicos confeccionados por discentes de Medicina para a simulação de acessos venosos – isto é, periférico e central – a acadêmicos do ciclo básico do ensino médico. Diferentes autores endossam a contribuição da educação médica baseada em simulações tendo em vista o ambiente seguro e controlado possibilitado por tal ferramenta, a qual, associada ao conhecimento teórico e à exposição clínica, proporciona um treinamento adequado concernente ao preparo antes do contato com um paciente. Ademais, o recurso em questão oportuniza repetitivo treinamento, o qual viabiliza a revisão e a correção de prováveis erros a serem cometidos pelo discente. A reprodução de manequins para simulação confeccionados por discentes representa, portanto, um instigante intercâmbio vivencial quando ofertada a discentes recém-imersos no ensino médico.
MÉTODO
Foram desenvolvidos modelos anatômicos pelos membros da liga acadêmica para o treinamento de acessos vasculares, por conta de sua ampla aplicação na prática médica. No total são XX modelos, 8 de acesso venoso periférico e XX de acesso venoso central. A simulação também foi feita pelos próprios membros da liga e dividida em 3 momentos. No primeiro momento, um dos membros mais experientes ministraram uma aula teórica-expositiva na forma de apresentação de PowerPoint na qual são apresentadas as indicações, contraindicações, materiais utilizados e a técnica do procedimento. No segundo momento esses mesmos acadêmicos demonstram a realização procedimento nos manequins. E, por fim, no terceiro momento os acadêmicos com menos experiência simularam a realização dos procedimentos em modelos anatômicos sob a supervisão e auxílio dos acadêmicos mais experientes para sanar dúvidas e pontuar eventuais erros técnicos.
RESULTADOS
Após as aulas teóricas e simulações práticas em acessos vasculares, foi nítido um maior domínio teórico e, sobretudo, prático dos acadêmicos menos experientes. Essa constatação foi feita a partir dos relatos dos membros mais experientes que avaliaram a supervisionaram a simulação e dos membros menos experientes que afirmaram sentir-se mais seguro e aptos à realização desse procedimento. Além disso foi observado que em alguns momentos os membros menos experientes ajudavam uns aos outros, reforçando a técnica procedimental recém-aprendida, o espírito e trabalho em grupo, os quais são de suma importância no contexto da prática dento da área de saúde.
CONCLUSÕES
A realização de teórica de aulas com posterior simulação fez com que os acadêmicos aprimorassem sua capacidade de trabalhar em grupo e sua habilidade técnica para realização de acessos vasculares.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
EBMSP - Bahia - Brasil
Autores
Miguel Angelo Mota de Almeida Maia, Milla Gabriele Sallenave Andrade, Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeo, André Luis Barbosa Romeo, Camila Maria Soares de Lima, Vitor Brandão Vasconcelos, José Vaz Holzgrefe Júnior, Keila da Silva Goes Di Santo