Dados do Trabalho


TÍTULO

TIREOIDECTOMIA COM O USO EXCLUSIVO DE PINÇA BIPOLAR CONVENCIONAL PARA LIGADURAS DOS PEDICULOS VASCULARES

INTRODUÇÃO

A energia elétrica em radiofreqüência diatérmica bipolar para a hemostasia e ligadura vasos sanguíneos através de “selagem” dos mesmos, vem sendo utilizada há muito tempo de acordo com a literatura, nas diversas especialidades, principalmente na cirurgia da tireoide. O objetivo foi realizar uma análise retrospectiva de tireoidectomias realizadas exclusivamente com a pinça bipolar convencional (radiofreqüência diatérmica bipolar). Foram estudados retrospectivamente 78 pacientes que foram submetidos à cirurgia de tireoide com o uso exclusivo com a pinça bipolar convencional, sem qualquer fio de ligadura para hemostasia. A técnica utilizada foi a “selagem” da artéria tireoidea superior e inferior com uma pinça bipolar convencional com a ponta de 1,0mm de diâmetro e 0,7mm, respectivamente, com a potência de 10W a 15W . As cirurgias realizadas foram : 04 tireoidectomias parciais por bócio,09 tireoidectomias totais por bócio mergulhante, 17 tireoidectomias totais por bócio multinodular bilateral, 48 tireoidectomias totais por carcinoma papilar, com o esvaziamento seletivo profilático do compartimento central. Rotina do cirurgia executor do trabalho. Não houve neste estudo em nenhum dos casos analisados a ocorrência de sangramento intra-operatório, no pós-operatório imediato, ou de hematoma precoce ou tardio. Houve dois casos de rouquidão com paralisia temporária das cordas vocais e ausência de paralisia permanente. Ocorreu hipocalcemia temporária em 50% dos casos e ausência de hipocalcemia permanente.

DESCRIÇÃO DO VÍDEO

O vídeo trata-se uma tireoidectomia total com esvaziamento do compartimento central ipsilateral esquerdo. Inicia-se com a ligadura dos pedículos superiores e inferiores com a pinça de ponta com 1,0 mm e outra com ponta de 0,7 mm, respectivamente. O nervo laríngeo é dissecado totalmente com a pinça de 0,7 mm. Revisão de hemostasia, o dreno sai pela incisão e o fechamento por planos.
Foi utilizado um fio de ligadura para identificar a paratireoide inferior esquerda , do lado esvaziado.

CONCLUSÃO

O uso da pinça bipolar convencional exclusiva para ligadura dos vasos dos pedículos nas tireoidectomias, apresentou total segurança em 78 pacientes. Não houve neste estudo sangramento intra e pós-operatório, hematomas, paralisia permanente do nervo laringeo recorrente, e hipocalcemia permanente. Conforme todo método e técnica requerem, todos que utilizarem essa técnica, devem estar aptos a executá-la e deve ser respeitado a curva de aprendizagem.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

INSTITUTO HOSPITAL DE BASE - Distrito Federal - Brasil

Autores

CLÁUDIO EDUARDO DE OLIVEIRA CAVALCANTI, Carlos Augusto de Oliveira Cavalcanti, Fernando Antônio Gomes de Andrade, João Batista Monteiro Tajra, Douglas Pinheiro Cavalcanti, Amanda Pinheiro Cavalcanti, Aline Cavalcante Mota, Rosângela Vieira de Andrade