Dados do Trabalho


TÍTULO

MIIASE CEREBRAL POS TRAUMATISMO CRANIANO TARDIO

INTRODUÇÃO

O traumatismo craniano é definido como agressão traumática ocasionando lesão anatômica ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, encéfalo ou seus vasos, tendo como causas diversos tipos de acidentes, entre eles os domésticos. A ausência do reconhecimento e tratamento precoce pode desencadear complicações e sua evolução desfavorável.

RELATO DE CASO

RTC, 64 anos, sexo feminino, sem comorbidades prévias, admitida no pronto socorro cirúrgico do Hospital Estadual Vila Alpina - SECONCI-OSS, em dezembro de 2017, em mau estado de higiene, trazida por familiares, com relato de acidente doméstico e lesão em couro cabeludo há 40 anos, sem procurar tratamento médico. Trazida por com queda do estado geral, confusão mental, liberação esfincteriana, taquicardia, bradipneia, com a cabeça e fronte envolta em toalha suja, fétida que ao ser retirada expunha lesão em couro cabeludo, grande quantidade de insetos e miíase, inclusive no conduto lacrimal esquerdo. Submetida ao corte de cabelo onde se encontrava grande quantidade de insetos e retirada das miíases. Encaminhada para realização de tomografia de crânio que evidenciou acometimento lítico difuso dos ossos da calota craniana e densificação de partes moles em região frontal bilateral. Mantida com antibioticoterapia e curativos diários sendo submetida a biópsia do tecido na região da ferida sendo evidenciado carcinoma basocelular infiltrativo. Manteve-se em acompanhamento com a equipe cirúrgica no hospital e acompanhamento externo com equipe de oncologia, oftalmologia e cirurgia plástica para avaliar o melhor forma de tratamento. No transcorrer do tratamento houve piora clínica do padrão infeccioso respiratório evoluindo à óbito durante internação.

DISCUSSÃO

O traumatismo craniano é considerado causa importante de morte e incapacidade em todo o mundo, sendo assim, torna-se necessário ressaltar a abordagem precoce afim de evitar complicações neurológicas ou secundárias recorrentes do trauma. A miíase humana é uma doença que ocorre a partir da oviposição de determinadas espécies de moscas na pele, no tecido subcutâneo ou em cavidades, podendo causar destruição tecidual ao se alimentarem de tecidos vivos dificultando o processo cicatricial. A miíase cerebral e excepcionalmente rara, com nove casos confirmados e dois adicionais com suspeitas clínicas e radiológicas. A evolução geralmente é fatal, porém a presença das larvas em um caso de traumatismo craniano teria benefícios ao proteger o paciente da invasão bacteriana e consequente meningite e encefalite.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

HOSPITAL ESTADUAL VILA ALPINA - SECONCI-OSS - São Paulo - Brasil

Autores

MÁRIO LUIZ QUINTAS, GUSTAVO GOMES QUINTAS, MATHEUS ESTIDES RODRIGUES FARIA SOUZA, MATHEUS SOARES BUISSA, VITÓRIA SOUZA OLIVEIRA, LORAYNE ARAÚJO COSTA PEREIRA, GUSTAVO LIMA NEVES, CAMILA COSTA SILVA