Dados do Trabalho


TÍTULO

RESSECÇOES DE METASTASES HEPATICAS DE CANCER COLORRETAL (MHCCR): EXPERIENCIA INICIAL DA UNIDADE DE CIRURGIA ONCOLOGICA DO HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL

OBJETIVO

Descrever e analisar o perfil de pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico das metástases hepáticas de origem colorretal operados em um serviço de atenção especializada.

MÉTODO

Análise retrospectiva baseada em prontuário dos pacientes portadores de metástase hepática de origem colorretal submetidos a tratamento cirúrgico entre 2013 e 2017. As variáveis estudadas foram as características do tumor primário e das metástases, dados demográficos dos pacientes, dados de adjuvância e neoadjuvância quimioterápicas, dados inerentes à ressecção hepática, complicações classificadas de acordo com Clavien-Dindo, óbitos pós-operatórios e curvas de sobrevida.

RESULTADOS

Identificamos 26 pacientes submetidos à ressecção hepática por apresentarem lesões metastáticas, com idade mediana de 60,5 anos e 65,4% do sexo masculino. O sítio primário mais frequente foi o reto 38,5%, seguido por retossigmóide 23,1% e cólon esquerdo 19,2% com complicações locais em 76,9%. Os pacientes eram T3-T4 em 84,6% dos casos, N (+) em 42,3% e M1 em 61,6% dos pacientes. O tipo histológico mais comum foi o adenocarcinoma usual, correspondendo a 84,6% dos casos. Testes de mutações genéticas foram realizados em 29% deles. As metástases sincrônicas ocorreram em 50% dos casos e bilaterais em 38,5%. As comorbidades clínicas estavam presentes em 61% dos pacientes. A taxa de complicações foi de 42,3%, de reoperação de 19,2% e mortalidade em 30 dias de 7,7%. Fatores preditores de morbimortalidade não foram identificados. A sobrevida livre de progressão foi 15 meses e a sobrevida global de 32 meses.

CONCLUSÕES

O perfil de pacientes incluídos nesta casuística é compatível com doença primária em estágios avançados, com presença de metástase linfonodal e tumores sincrônicos originados predominante do reto. Os resultados iniciais podem ser considerados adequados neste cenário, porém há necessidade de identificação de fatores que selecionem melhor a ressecção de metástases hepáticas de origem colorretal na instituição.

Área

FÍGADO

Instituições

Liga Acadêmica de Oncologia do Hospital de Base do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Bruno José de Queiroz Sarmento, Rodrigo Nascimento Pinheiro, Beatriz Carneiro Habbema de Maia, José Donato de Sousa Netto, Laura Viana de Lima, Renata Pereira Fontoura, Thalita Millene Moura