Dados do Trabalho


TÍTULO

DIVERTICULO DE MECKEL, UM DESAFIO DIAGNOSTICO

INTRODUÇÃO

O Divertículo de Meckel (DM) é a anomalia congênita mais comum do intestino, ele resulta da persistência parcial ou total do ducto onfalo-mesentérico, normalmente reabsorvido no terceiro mês de vida fetal. Em geral, não apresentam manifestações clínicas, dificilmente o diagnóstico ocorre na ausência de complicações.
Este relato mostra a inespecificidade dos sintomas e a necessidade de investigação de forma organizada para identificação e alertar para o diagnóstico.

RELATO DE CASO

C.A.A.S., 21 anos, masculino, com historia única de valvopatia aórtica congênita, admitido no Hospital das Clinicas de Botucatu em 08/08/2018 com suspeita de Gastroenterite infecciosa. Devido a hipótese inicial, iniciada antibioticoterapia com associação de Ciprofloxacino e Metronidazol e pesquisado presença de C. dificile, posteriormente escalonada para associação de Cefepime e Vancomicina após hemoculturas positivas para S. Epidermides Oxacilina Resistente devido suspeita de endocardite bacteriana, afastada por ecocardiograma.
Durante internação apresentou enterorragia com instabilidade hemodinâmica, queda hematimétrica e necessidade cristaloides e transfusão de hemoderivados.
Prosseguiu investigação com Tomografia Computadorizada (TC) de abdome evidenciando pequena quantidade de líquido livre no recesso retovesical, Endoscopia Digestiva Alta (EDA) sem sinais de sangramento e Ileocolonoscopia normal.
Após compensação clínica recebeu alta em 20/08. Realizou enteroscopia com óstio diverticular podendo corresponder a DM sem sinais de sangramento ativo e com algumas erosões em seu interior, realizado tatuagem com tinta nanquim.
Paciente interna eletivamente em 08/10 para ressecção cirúrgica videoassistida, identificação intraoperatória de dilatação saculiforme em alça de delgado com telangiectasias previamente tatuada, sendo realizada enterectomia segmentar com enteroenteroanastomose laterolateral anisoperistáltica mecânica com grampeador linear, cujo anatomopatológico confirmou DM com isquemia, ectopia de mucosa gástrica e ectasias vasculares.
Paciente evoluiu bem, com alta no quarto pós operatório com seguimento ambulatorial.

DISCUSSÃO

O DM é um divertículo verdadeiro com três camadas da parede intestinal, na borda antimesentérica do íleo. Em cerca de metade dos casos possui tecidos ectópicos, sendo os mais encontrados gástrico e pancreático.
O diagnóstico é difícil pois raramente ocasiona sintomas, identificado quando há complicações como diverticulite, hemorragia ou perfuração. Exames de imagem auxiliam: ultrassonografia,TC,cintilografia e angiografia abdominais. No caso acima a investigação de sangramento digestivo baixo com exclusão de diagnósticos diferenciais por EDA e colonoscopia, com enteroscopia com sugestão de hipótese confirmada por patologia.
O tratamento definitivo é cirúrgico. A laparoscopia ou laparotomia tem resultados semelhantes. Diverticulectomia simples pode ser realizada mas a técnica cirúrgica preferida, principalmente nos casos de complicações é a ressecção ileal segmentar.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Marina Moares Lopes Soares, Kamila De Bessa Penteado, Marcela Maria Silvino Craveiro, Walmar Kercher de Oliveira, Rafael Cypriani, Daniel Mendes Shiroma, Fernando Da Silva Zambonini, Claudia Nishida Hasimoto