Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO DO INSULINOMA NO DOENTE OBESO: OPÇOES TERAPEUTICAS

OBJETIVO

DEVIDO DA CIRURGIA PANCREÁTICA EM DOENTES DE IMC ELEVADO OBJETIVAMOS AVALIAR AS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO DO INSULINOMA EM DOENTES OBESOS

MÉTODO

Relatamos três casos de pacientes obesos com diagnóstico clínico e radiológico de Insulinoma pancreático, com enfoque nas estratégias diagnóstica e terapêutica cirúrgica robótica e alcoolização endoscópica.

RESULTADOS

Caso 1: Paciente sexo masculino, 41 anos, com índice de massa corpórea (IMC) de 62,96 kg/m2, com sintomas de hipoglicemia há um ano e meio. Ressonância Magnética (RM) de abdome evidenciou nódulo pancreático sólido, hipervascularizado, localizado na face posterior da transição corpo-caudal. Foi submetido a pancreatectomia corpocaudal, com tempo cirúrgico de 5 horas. Encaminhado à terapia intensiva, iniciou quadro progressivo de acidose respiratória e instabilidade hemodinâmica, evoluindo a óbito no terceiro pós-operatório.
Caso 2: Paciente sexo feminino, 21 anos, com IMC de 62kg/m2, com sintomas de hipoglicemia há 3 anos e crises convulsivas há 2 anos. A RM de Abdome demonstrou nódulo hipervascular na porção cefálica do pâncreas. Optado pelo tratamento com alcoolização guiada por ecoendoscopia com 1,5 ml de álcool absoluto. Não apresentou complicações, recebendo alta hospitalar no terceiro pós-operatório. Apresenta remissão dos sintomas e valores de glicemia normais com 4 meses de seguimento.Este é o primeiro relato em literatura brasileira de alcoolização de insulinoma.
Caso 3: Paciente sexo masculino, 58 anos, com de IMC 33 kg/m2 e história de ganho ponderal de 20 kg e polifagia nos últimos dois anos. Há dois meses apresentou quadros recorrentes de hipoglicemia. A RM evidenciou lesão sólida vascularizada no colo pancreático superior distando 0,5 cm do ducto pancreático principal. Devido à proximidade com o ducto pancreático principal, foi optado por enucleação do nódulo por via robótica. Tempo cirúrgico de duas horas e vinte minutos, com boa evolução pós-operatória, assintomático.

CONCLUSÕES

Devido ao risco cirúrgico elevado das pancreatectomias em doentes obesos ou super-obesos, a enucleação robótica e a alcoolização guiada por ecoendoscopia aparecem como opções seguras de tratamento do insulinoma pancreático. Ressaltamos como primeiro caso de alcoolização ecoendoscópica de insulinoma em literatura nacional.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

SANTA CASA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

ANDRÉ DE MORICZ, EDUARDO RULLO MARANHÃO DIAS, RICARDO TADASHI NISHIO, MARCOS BELOTTO, RODRIGO ALTENFELDER SILVA, ADHEMAR MONTEIRO PACHECO JR.