Dados do Trabalho


TÍTULO

ANGINA DE LUDWIG COM EVOLUÇAO PARA MEDIASTINITE: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A Angina de Ludwig (AL) é um grave processo infecto-inflamatório, considerada como uma celulite tóxica, polimicrobiana, que pode acometer os espaços submandibular, sublingual bilateralmente e submentual e evolui de forma rápida podendo progredir para gangrena. À medida que a doença evolui pode atingir as áreas cervicais e à glote, alcançar o espaço faríngeo lateral até atingir o mediastino, causando a mediastinite aguda. Embora seja rara, a taxa de mortalidade é muito elevada, o que leva a necessidade de rápido diagnóstico e manejo adequado.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo masculino, 22 anos foi admitido no dia 29/01/2019 com febre e flogose cervical associado a taquicardia e dispneia; ao exame físico apresentava ruim estado geral, taquicardia e taquipneia, descorado; SPO2 99%. Referiu história de extração dentária há 15 dias e início dos sintomas há 4 dias. Diante desse quadro, a suspeita diagnostica foi de fasceíte cervical e mediastinite, complicações da AL, sendo indicada abordagem cirúrgica. Ainda no dia 29/01/2019, foram realizadas drenagens dos locais infectados, extensa lavagem das cavidades, cultura, colocação de drenos, realização de traqueostomia e foi instituída antibioticoterapia com Meropenen e Ampicilina, inicialmente. Em pós-operatório, paciente evoluiu bem e hemodinamicamente estável.

DISCUSSÃO

a ocorrência de processos infecto-inflamatórios secundários a realização de procedimentos ortodônticos é um problema que pode gerar sérias consequências aos indivíduos, como a Angina de Ludwig (AL). Além dos sintomas apresentados pelo paciente do presente caso, indivíduos com Angina de Ludwig podem apresentar também trismo e um aumento de volume endurecido à palpação do pavimento bucal e da região supra-hióidea, bilateralmente, com elevação da língua que pode levar à obstrução das vias aéreas. Devido à sua rápida evolução e os possíveis desfechos catastróficos, o diagnóstico de AL deve ser iminentemente clínico com instituição do tratamento adequado - manutenção das vias aéreas, antibioticoterapia intravenosa, drenagem cirúrgica e remoção do agente inflamatório – de maneira imediata, assim como ocorreu no referido caso. Dessa forma, este relato demonstra que com a adoção de condutas como diagnóstico rápido, proteção das vias aéreas, drenagem e lavagem das cavidades infectadas e instituição de antibióticoterapia, as complicações no pós cirúrgico de AL dificilmente ocorrerão. Entretanto, é importante ressaltar que ainda nos dias atuais, a Angina de Ludwig pode ser letal quando não diagnosticada e tratada de maneira adequada, daí a importância de um diagnóstico precoce e medidas de tratamento apropriado.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Hospital Geral Ernesto Simões Filho - Bahia - Brasil

Autores

RAQUEL BELITARDO GALVAO CARVALHO, LUCAS LINS PALMEIRA FERREIRA, LARISSA MEDEIROS, MARIANA PEREIRA JORGE, MARCIO RIVISON, BRIAN SOARES GUSMÃO, NADSON ALVES PEDREIRA JÚNIOR