Dados do Trabalho
TÍTULO
TRADUÇAO PARA LINGUA PORTUGUESA (BRASIL), ADAPTAÇAO CULTURAL E VALIDAÇAO DO QUESTIONARIO DE QUALIDADE DE VIDA
OBJETIVO
O questionário PAS, do inglês Parathyroid Assessment Symptoms, como ferramenta para avaliação de qualidade de vida em pacientes com hiperparatireoidismo, objetiva identificar e quantificar quanto importante e incapacitante são esses sintomas nos portadores dessa doença. Considera-se que ter este instrumento adaptado para a língua portuguesa é de extrema importância clínica. Logo, a presente apresentação tem como objetivo demonstrar os resultados obtidos por meio da tradução, adaptação cultural e validação do PAS para português (Brasil) em pacientes com hiperparatireoidismo secundário e terciário avaliados no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL-PUCRS).
MÉTODO
Estudo realizado no HSL-PUCRS, com amostra de 100 pacientes entre homens e mulheres que responderam ao PAS e ao Short Form Health 36 (SF-36), questionário genérico de avaliação de qualidade de vida.
RESULTADOS
Analisando os resultados da aplicação do PAS, apresentamos boa confiabilidade do instrumento mediante as propriedades de reprodutividade (coeficiente de correlação intraclasse) e a consistência interna (coeficiente alfa de Cronbach). Através de correlações médias e altas entre os resultados das perguntas do PAS e do SF-36 demostrou-se critérios de validade constructo convergente entre os questionários.
CONCLUSÕES
O PAS traduzido do inglês para o português (Brasil) mostrou-se com adequada confiabilidade e validade. Assim como, o instrumento parece estar adaptado para avaliar qualidade de vida em pacientes com diagnóstico de hiperparatireoidismo, com fluência na língua portuguesa.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Rafael Costa e Campos, Letícia Manoel Debon, Nathan Leão Peixoto, Rayssa Ruszkowski do Amaral, Bartira Ercília Pinheiro da Costa, Marcelo Garcia Toneto, Carlos Eduardo Poli de Figueiredo