Dados do Trabalho


TÍTULO

CISTO TIMICO HEMORRAGICO MANIFESTANDO COMO MASSA MEDIASTINAL ANTERIOR

INTRODUÇÃO

O cisto tímico, uma das principais entidades do grupo dos cistos congênitos mediastinais (CCM), representa cerca de 3% de todas as massas mediastinais anteriores. Os CCM são lesões benignas e incomuns, os quais representam 10% das massas mediastinais, sendo geralmente causadas por falhas no desenvolvimento embrionário do intestino anterior e/ou da cavidade celômica. Comumente assintomáticas, os CCM são caracterizados, ao exame de tomografia computadorizada, como formações expansivas, bem delimitadas, com paredes finas, apresentando interior hipodenso e homogêneo. Entre eles, estão os cistos broncogênico, pericárdico, entérico, linfangioma, cisto de duplicação esofágica e o cisto tímico.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 40 anos, encaminhado pelo ambulatório de urologia, onde estava em acompanhamento devido à queixa de hematúria. O mesmo mostrava-se assintomático do ponto de vista respiratório. Durante exame de rotina, foi detectada opacidade paracardíaca à direita com apagamento de silhueta cardíaca. Após avaliação tomográfica, foi detectada lesão cística à direita, adjacente ao pericárdio, com raiz em mediastino anterior. Como tratamento, foi indicada a ressecção cirúrgica por videotoracoscopia com abordagem à direita. O procedimento ocorreu sem maiores intercorrências, evoluindo com alta no 2º dia de pós-operatório, logo após retirada do dreno. Ao estudo histopatológico, não foram encontrados vestígios de malignidade na amostra, sendo revelado, porém, grande quantidade de material hemorrágico amorfo em seu interior, o que culminou no diagnóstico de cisto tímico.

DISCUSSÃO

Os cistos tímicos se dividem em dois grandes grupos: os de natureza congênita e as formas adquiridas. O primeiro grupo possui características semelhantes aos demais CCM. As lesões adquiridas estão comumente relacionadas a processos inflamatórios/infecciosos, como o HIV, lúpus e a doença de Sjogren. Além disso, o subtipo adquirido, apresenta-se como formações multiloculadas de conteúdo heterogêneo, com várias septações de permeio, sendo evidenciadas na presença de contraste intravenoso no exame de tomografia computadorizada. A apresentação hemorrágica dos cistos tímicos é tida como uma complicação rara. Geralmente, hemorragias mediastinais cursam com dor no peito e dispneia. No caso relatado acima, o paciente evoluiu de forma completamente assintomática. Portanto, o estudo anatomopatológico cumpre papel fundamental na elucidação diagnóstica do caso com o intuito de diferenciá-lo de outras formações neoplásicos mais frequentes, como o timoma.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Ana Christina Ferreira Costa, Felipe Cordeiro Moura Holanda, José Moreira dos Santos Netto, Marcela Santos Figueredo Pontes, Milena da Nóbrega Dias, Nathalia Pinheiro Nascimento, Robson Prazeres de Lemos Segundo, Tainá Louise Dantas Barreto