Dados do Trabalho


TÍTULO

COMPLICAÇAO POS COLONOSCOPICA EM PACIENTE COM NEOPLASIA MALIGNA DE COLON: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A colonoscopia é um exame de imagem que consiste na visualização da cavidade interna do reto, cólon e íleo distal, necessitando de preparo intestinal minucioso para seu sucesso³. É exame padrão ouro para o rastreamento das doenças colorretais em pacientes de médio a alto risco¹. É recomendada, para pacientes que tiveram câncer colorretal, a realização de exames anuais regulares após um ano da cirurgia oncológica¹. Por ser invasivo, conquanto, apresenta complicações, mesmo em um número estatístico baixo - 0,006% e 0,5% - relacionadas principalmente a morbidades graves, hemorragia e perfuração⁴.

RELATO DE CASO

Paciente M.A.L, sexo feminino, 79 anos, encaminhada ao Pronto Socorro com dor e distensão após preparo de cólon pré colonoscopia de rotina, devido ao Adenocarcinoma Retal tratado cirurgicamente há 1 ano. Apresentava-se levemente descorada, com abdome distendido e doloroso à palpação, descompressão brusca positiva, hérnia incisional volumosa e ruídos hidroaéreos presentes. Foram solicitados exames de imagem de abdome agudo e laboratoriais. A paciente foi internada com hipótese diagnóstica de abdome agudo perfurativo e hérnia incisional, e indicada, portanto, laparotomia exploradora de emergência. Na cavidade abdominal foi encontrada uma hérnia estrangulada paracolômica contendo o cólon transverso e descendente, com vários pontos difusos de necrose no cólon e dois pontos de perfuração com saída de fezes para a cavidade abdominal. Além disso, foram visualizadas múltiplas aderências causadas pela cirurgia prévia e, ainda, tumor (T4N1M1R1) de ângulo hepático perfurado e bloqueado para fígado com perda de fezes pelo orifício. Foram realizadas colostomia, colectomia total e ileostomia terminal. Não foi extirpado totalmente o tecido tumoral em região hepática devido à dificuldade da exérese. Após a cirurgia, a paciente foi transferida para Unidade de Terapia intensiva, onde permaneceu por 8 dias, até o óbito.

DISCUSSÃO

A complicação durante a preparação do cólon para a realização da colonoscopia de rotina da paciente se deu em virtude de uma somatória de fatores. A massa do adenocarcinoma gerou uma sub-oclusão do cólon, com acúmulo fezes retrogradamente e grande produção de gás metano, causando distensão acentuada do cólon. A presença de hérnia incisional da cirurgia anterior fez com que parte da alça do cólon distendido fosse aprisionada, interrompendo sua irrigação. Ademais, a paciente apresentava uma recidiva do adenocarcinoma de cólon na flexura hepática, o que causou perfuração o órgão afetado em razão de sua fragilidade. No entanto, tal perfuração foi bloqueada pelo fígado, evitando repercussão clínica agressiva antes da preparação colonoscópica, que, ao gerar distensão da alça intestinal, ocasionou o desbloqueio. Assim, a realização do exame radiográfico de abdome agudo como pré requisito para realização de colonoscopia se mostra de suma importância para possivelmente evitar tais complicações.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UNOESTE - São Paulo - Brasil

Autores

Helen Brambila Jorge, IGOR SPILKA, Felippe Antônio Goes Scorsioni, Marcel Depieri Andrade, Adrielle Andrade Pugas, Paulo Gardenal Teles, Bruna Pereira Correia, Hevila Cristina Souza Amâncio