Dados do Trabalho


TÍTULO

A IMPORTANCIA DA MATERIA DE ANATOMIA HUMANA DURANTE A GRADUAÇAO PARA FORMAÇAO DE FUTUROS CIRURGIOES

OBJETIVO

A anatomia humana é uma ciência que tem como princípio estudar, nomear e descrever o corpo humano e é uma das bases da educação médica e da cirurgia. O conhecimento anatômico é essencial para capacitar os alunos a reconhecerem e descreverem as diferentes estruturas e regiões do corpo humano, compreenderem a relação anatômica e funcional entre os órgãos e sistemas e poderem observar a importância do conhecimento das variações anatômicas.

MÉTODO

Revisão bibliográfica de literatura.

RESULTADOS

O conhecimento teórico e prático anatômico é de essencial importância na formação médica, sendo necessário desde para o estudo da fisiologia até para a realização de um exame físico de qualidade ou na interpretação de exames de imagem.
A prática da dissecção de cadáveres foi uma das bases do início da educação médica e permanece até hoje presente em muitas universidade na matéria de anatomia humana possibilitando aos acadêmicos a identificação e localização de diferentes estruturas, a observação da presença de variações anatômicas, permite com que seja feita a correlação entre diferentes órgãos e sistemas, proporciona aos alunos com que possam apreender a manusear adequadamente os instrumentos de dissecção e é um meio que auxilia os acadêmicos no desenvolvimento de destreza manual e técnica para a realização de futuros procedimentos médicos e cirúrgicos.
Além disto, a anatomia faz com que o aluno tome conhecimento das variações anatômicas, o que é de grande importância para formação de futuros cirurgiões, sendo que o conhecimento das possíveis variações morfológicas é essencial para realização de diagnósticos corretos e tratamentos efetivos.

CONCLUSÕES

Pode-se concluir que a matéria de anatomia humana durante a graduação é de extrema relevância para formação de futuros cirurgiões, sendo importante para aquisição de conhecimentos teóricos e práticos essenciais para identificação da relação entre as estruturas e patologias e para elevar as chances de um diagnóstico adequado e tratamento efetivo.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

FURB - Santa Catarina - Brasil

Autores

Christine Bouwman, Alan França Cerioli, Mary Anne Pasta Amorim