Dados do Trabalho


TÍTULO

ABORDAGEM CIRURGICA DO CANCER DE PANCREAS: REVISAO DE LITERATURA

OBJETIVO

Realizar um breviário, a partir da literatura bibliográfica, acerca do tratamento cirúrgico aplicado na neoplasia de pâncreas.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão de literatura, na qual foram recrutados artigos encontrados nas bases de dados Scielo e Pubmed, publicados na íntegra, entre os anos 2004 e 2017.

RESULTADOS

A ressecção cirúrgica continua sendo a base do tratamento do câncer pancreático, apresentando um potencial curativo ou paliativo significativo. Nos últimos anos, a proposta de ressecção cirúrgico dos tumores de pâncreas foi amplamente discutida, tendo sido visto, nos estudos realizados, melhora da sobrevida de pacientes submetidos a esse tratamento, principalmente em tumores pequenos, sem metástase linfonodal ou à distância. O tratamento adjuvante ainda mostra beneficio discreto sobre essa neoplasia, estando reservado aos casos irressecáveis. O tipo de cirurgia a ser realizada vai depender de variáveis como o estadiamento do tumor e sua localização, estudos recomendam que a ressecção cirúrgica seja feita até o estadio II – B, em que os resultados ainda se mostram vantajosos mesmo que seja cerca de 11% a chance de cura nesses procedimentos. A duodenopancreatectomia é a escolha na maioria dos tumores de pâncreas, seguida pela derivação biliodigestiva usada para o tratamento paliativo, além dessas pode-se optar também pela pancreatectomia corpo – caudal. O tipo de tumor mais comum é o adenocarcinoma ductal que pode está localizado na cabeça na grande maior (47%-65%), corpo e cauda. As complicações relacionados aos procedimentos incluem abcessos abdominais, fístulas digestivas e retardo do esvaziamento gástrico nesses casos pode haver a necessidade de reintervenção cirúrgica, além dessas existe ainda complicações não cirúrgicas que ocorrem durante o período de internação hospitalar, dentre essas a de maior prevalência varia entre os estudos porém as mais frequentes são intercorrências cardiopulmonares e de ferida operatória.

CONCLUSÕES

O câncer de pâncreas é, há muitos anos, um processo tumoral de mau prognóstico, com uma metodologia diagnóstica que vem melhorando notavelmente, permitindo a seleção de pacientes que possam se beneficiar do tratamento cirúrgico, entretanto a mortalidade ainda continua alta devido a fatores do próprio tumor e as complicações que aparecem durante o período do tratamento o que acaba por tornar a sobrevida do paciente baixa mesmo com tratamento adequado.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Centro Universitário de João Pessoa - Paraíba - Brasil

Autores

Marcelle Baracuhy Sodré de Mello, Giordanny Alencar de Sousa Silva, Karoline Rodrigues Costa Araújo, Alinne Mirlania Sabino de Araújo, Arthur Gonçalves de Lima França, Elvis Dlas Oliveira, Emilly Gomes Couto Figueiredo, Brenda Barbosa Faustino