Dados do Trabalho


TÍTULO

BRONCOASPIRAÇAO ATIPICA DE CORPO ESTRANHO EM ADULTO: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A ingestão e broncoaspiração de corpos estranhos pode ter um caráter voluntário ou acidental. A maioria das vítimas são lactentes e crianças, 84% nos 5 primeiros anos de vida, em geral do sexo masculino. Em adultos, esta prática se torna incomum, ocorrendo em doenças neurológicas e distúrbios psiquiátricos. Baseando-se na anatomia dos brônquios pulmonares, é mais comum a aspiração de um corpo estranho para o brônquio fonte direito, já que este é mais largo, curto e vertical, quando comparado ao esquerdo, caracterizado por ser mais longo e horizontal.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo masculino, 50 anos, natural de Campos dos Goytacazes, histórico de doença psiquiátrica. Encaminhado ao hospital por broncoaspiração de corpos estranhos (“pregos”), apresentando hemoptise há uma semana. História patológica pregressa: Há 8 anos, buscou o serviço com história semelhante de ingestão e aspiração de múltiplos corpos estranhos, realizada retirada dos mesmos por broncoscopia rígida e posterior laparotomia, com retirada de 22 pregos, vidros, moeda, 4 pedras, entre outros. Ao exame: bom estado geral, normocorado, hidratado, eupneico. Vias aéreas pérvias. Tórax expansível, MV presente, sem ruídos adventícios. Abdome flácido, depressível e indolor. Realizado Raio x de Tórax, evidenciando 2 imagens radiopacas metálicas sugestivas de pregos em arvore brônquica esquerda. Feita broncoscopia rígida com retirada de 2 pregos sendo 1 tortuoso fortemente aderido a mucosa brônquica. Ocorreu pequeno sangramento local controlado com instilação de soro gelado com adrenalina. Alta no dia seguinte sem outras complicações .

DISCUSSÃO

Neste relato, mostramos um caso raro de broncoaspiração de corpo estranho para o pulmão esquerdo, já que de acordo com a anatomia o mais comum seria para o pulmão direito. A partir disso, vê-se que a broncoscopia é o procedimento de escolha para a remoção de corpo estranho em via aérea, podendo ser realizada com aparelhos rígidos ou flexíveis. Entretanto, a preferência se dá pelo broncoscópio rígido. O mais comum da aspiração de corpos estranhos ocorrem em crianças, cerca de 80%, mas neste caso ocorreu em um adulto com distúrbios psiquiátricos. O diagnóstico se torna difícil em adultos pois não é habitual apresentarem sintomas agudos, pelo tamanho da via aérea ser maior e permitir a passagem de ar. Quando ocorrem sintomas geralmente são de hemoptise, sibilos e tosse. É de suma importância o diagnóstico rápido e correto pois, há grandes riscos de complicações como pneumotórax, hemotórax, pneumonia, atelectasia dentre outras. Neste caso o paciente foi abordado rapidamente após o diagnóstico e evoluiu bem, sem complicações.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Paola Sardenberg Alves, Mayra Drummond Palmeira Gama, José Claudio Silva Manhães, Pollyana Silva Siqueira, Melissa Martins Barbosa, Fernanda Machado Moura Silva, Pedro Augusto Correa de Araujo Rodrigues Caldas