Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR TORÇAO DE MESENTERIO ASSOCIADO A DIVERTICULO

INTRODUÇÃO

Os Divertículos são herniações não complicadas da mucosa e submucosa colônica através da camada muscular bastante comuns na população adulta. Por se tratar de lesões adquiridas são denominadas falsos divertículos ou pseudodivertículos. Sua etiologia está relacionada ao aumento da pressão intracolônica e à fraqueza intrínseca da parede intestinal. A maioria dos pacientes com divertículos colônicos são assintomáticos, porém em casos de diverticulite aguda podem ocorrer episódios de hematoquezia, dor em quadrante inferior esquerdo do abdome, febre baixa, alterações do hábito intestinal e anorexia, já a doença diverticular evolui com constipação, diarreia, náuseas e vômitos. Dentre as complicações mais graves dos divertículos estão o fleimão, abscesso, fístula, perfuração, estenose, obstrução e peritonite, que uma vez diagnosticados o paciente deverá ser internado e submetido a terapia antimicrobiana ou intervenção cirúrgica.

RELATO DE CASO

Paciente R.M.S., masculino, casado, 69 anos, pardo, aposentado, hipertenso de longa data, encaminhado a Cirurgia Geral do Hospital de Referência com quadro clinico de Abdome Agudo Obstrutivo feito em cidade onde reside. Relata constipação há sete dias associada à parada na eliminação de flatos e fezes e relacionado a episódios de êmese. Nega febre, alergias ou cirurgia prévia. Ao exame físico: lúcido, orientado em tempo e espaço, regular estado geral, hipocorado, hidratado, acianótico, eupneico, afebril (36,4ºC), frequência cardíaca de 104 bpm, frequência respiratória de 20 irpm; PA: 120x50 mmHg; Abdome: timpânico, doloroso a palpação superficial, distendido, com sinais de irritação peritoneal. Toque retal: próstata aumentada, fezes em dedo de luva, sem estenose ou sangramento. Realizada Rotina Radiológica para Abdome Agudo demonstrando a presença de níveis hidroaéreos e distensão de alças intestinais, confirmando quadro clinico proposto anteriormente. Paciente foi submetido à Cirurgia para Abdome Agudo Obstrutivo através de laparatomia exploratória com desvalvulação de mesentério, diverticulectomia e enterorrafia, com duração de três horas e diagnóstico intra-operatório de Abdome Agudo Isquêmico por Torção de Mesentério. O resultado histopatológico da biopsia de intestino delgado mostrou doença diverticular associada à diverticulite aguda.

DISCUSSÃO

Geralmente a obstrução intestinal causada por divertículos colônicos é diagnosticada apenas no intra-operatório, como no caso descrito. Dessa forma, é imprescindível que haja uma história clínica detalhada, exame físico íntegro e conduta médica aprimorada que busquem excluir ou sugerir um diagnóstico precoce, para uma intervenção cirúrgica rápida que evite possíveis complicações ao paciente.


Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UNITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Thayná Soares Oliveira, Camila Fecury Cerqueira, João Victor Pereira Gomes, Eric de Oliveira Soares Júnior, Juliane Lopes do Nascimento, Paulo Henrique Dias Moraes, Dórica Pereira Martins, Patrícia Alves Mangueira