Dados do Trabalho
TÍTULO
SEQUESTRO PULMONAR COMO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL PARA NEOPLASIA PULMONAR - RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA
INTRODUÇÃO
O sequestro pulmonar é uma malformação congênita caracterizada por uma massa pulmonar não funcionante vascularizada por uma artéria anômala (geralmente é ramo da aorta torácica,do tronco celíaco ou das artérias intercostais) sem conexão com a árvore traqueobrônquica normal. O sequestro pulmonar pode ser classificado em intralobar, a malformação encontra-se dentro da cobertura pleural normal do indivíduo, e em extralobar,possui envoltório pleural próprio geralmente em íntima proximidade com o parênquima pulmonar.Relatamos o caso de um paciente com suspeita de neoplasia que, com exames, foi diagnosticado com sequestro pulmonar intralobar.
RELATO DE CASO
Paciente feminino, 40 anos, enfermeira, sem comorbidades. Quadro de tosse produtiva, dor torácica e febre em outubro. Rx de tórax mostrava opacidade em base do pulmão direito. Realizou TC de tórax sem contraste que mostrava massa de aproximadamente 7 cm no lobo inferior direito (LID). Submetida à broncoscopia flexível que foi normal. Negativo para TB, fungo ou germes piogênicos. Foi encaminhada ao ambulatório de cirurgia torácica com suspeita de neoplasia para realizar biópsia. Solicitado TC de tórax com contraste, que evidenciou vaso anômalo de cerca de 8 mm saindo da aorta torácica e indo para o LID, caracterizando um sequestro pulmonar intralobar. Submetida à lobectomia inferior direita por vídeo sem intercorrências (02/02). Recebeu alta no 2 PO sem complicações.
DISCUSSÃO
Neste caso podemos ressaltar a importância de, ao se fazer a investigação diagnóstica para câncer de pulmão, considerar o sequestro pulmonar como um importante diagnóstico diferencial, pois, por se tratar de uma malformação da vascularização e parênquima pulmonar, se diagnosticado erroneamente como uma neoplasia pulmonar ressecável,pode ocorrer complicações sérias durante o procedimento, principalmente lesão de vasos importante devido à variação anatômica promovida pela massa de tecido pulmonar e sua artéria anômala dentro do parênquima.
Área
CIRURGIA TORÁCICA
Instituições
UNIFOR - Ceará - Brasil
Autores
João Felipe Carvalho Rodrigues, Lara Poti Nobre, Matheus de Souza Mendes, Israel Lopes Medeiros