Dados do Trabalho


TÍTULO

HEMOTORAX ESPONTANEO COMO COMPLICAÇAO DE SARCOMA DE EWING EM PAREDE TORACICA

INTRODUÇÃO

O hemotórax, que consiste em hemorragia intrapleural que determina acúmulo de sangue na cavidade pleural, é frequentemente encontrado em casos de trauma torácico penetrante e contuso de alta energia. Em sua forma espontânea ou não-traumática, se mostra bastante incomum, sendo geralmente associado a neoplasias ou a rompimentos de aneurismas de aorta torácica. O sarcoma de Ewing é uma neoplasia óssea de comportamento biológico bastante agressivo, que acomete principalmente indivíduos abaixo dos 30 anos de idade e apresenta discreto predomínio em pacientes do sexo masculino. Pode surgir em qualquer osso do corpo, predominando em membros inferiores e superiores, e pelve, além de existir uma variante que surge em partes moles e é histologicamente indistinguível.
.

RELATO DE CASO

Paciente, masculino, 18 anos, com queixa de dor torácica inédita em hemitórax esquerdo há 01 mês, que piora à inspiração profunda, de média a forte intensidade, de caráter progressivo, não-responsivo a analgésicos convencionais. Além disso, apresentou dispneia, inicialmente aos médios, com posterior progressão para grandes esforços. Alegou perda ponderal importante, de cerca de 10kg nos últimos 02 meses. Ao exame clínico, revelou murmúrio ausente em 2/3 inferiores do hemitórax esquerdo, sem alterações clínica à inspeção e palpação torácica. Submetido a toracocentese diagnóstica com agulha fina que evidenciou líquido pleural francamente hemorrágico. Estudo citopatológico do líquido não evidenciou células malignas. Foi submetido a tomografia computadorizada de tórax com contraste que evidenciou massa em parede torácica à esquerda, em seu aspecto posterolateral. Foi submetido a pleuroscopia, que evidenciou extenso hemotórax associado a grande massa aderida à pleural parietal, friável e hemorrágica ao toque. Realizado biópsia e estudo anatomopatológico da peça, bem como imunohistoquímico, que evidenciou Sarcoma de Ewing.

DISCUSSÃO

O hemotórax resulta da ruptura traumática ou espontânea de qualquer vaso arterial ou venoso presente no interior do compartimento torácico. Pacientes com diagnóstico de hemotórax após a toracocentese, sem história de trauma prévio definido, devem possuir em seu diagnóstico diferencial a possibilidade de neoplasia maligna. Em pacientes adultos ou idosos, a associação com o tabagismo é quase unânime, o que praticamente determina o diagnóstico de câncer de pulmão. O sarcoma de Ewing surge principalmente em ossos dos membros inferiores e superiores, sendo sua apresentação em parede torácica rara possuindo poucos casos descritos na literatura. Acomete predominantemente adolescentes e adultos jovens do sexo masculino raramente apresentando metástases à distância na época do diagnóstico. A tomografia computadorizada de tórax é o exame de escolha na avaliação da presença e caracterização de uma lesão, bem como para determinar a característica lítica ou blástica, invasão da cavidade torácica e para eventualmente diferenciar entre derrame pleural e tumor de partes moles.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

José Maximiano da Silva Neto, José Moreira dos Santos Netto, Manoela Dantas Machado Prazeres, Marcela Santos Figueiredo Pontes, Milena da Nóbrega Dias, Nathalia Pinheiro Nascimento , Robson Prazeres de Lemos Segundo , Victor Fogagnoli Araújo de Almeida