Dados do Trabalho
TÍTULO
TUMOR NEUROENDÓCRINO DE PÂNCREAS: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Trabalho com objetivo de relatar a trajetória clínica de paciente feminina portadora de tumor pancreático neuroendócrino não funcional de baixo grau, visto que é uma patologia de baixa frequência na população mundial, representando menos de 1-2% das neoplasias pancreáticas. São tumores derivados das células pluripotentes dos ductos e das ilhotas pancreáticas, podendo ser funcionais ou não-funcionais, dependendo da sua capacidade de alteração sintomática no paciente.
RELATO DE CASO
Mulher, 48 anos, branca, casada, obesidade grau III, SAHOS (síndrome da apnéia hipopnéia obstrutiva do sono), sem outras comorbidades. Em agosto de 2018, procurou cirurgião da obesidade com intenção de realizar cirurgia bariátrica, na época com 108 kg. Realizou polissonografia pré-operatória e obteve diagnóstico de SAHOS moderada, iniciando uso de CPAP (Pressão Positiva Contínua das Vias Aéreas) em outubro, quando evoluiu com aerofagia, distensão gástrica e dor abdominal difusa intensa, levando-a ao pronto-socorro. Foi realizada uma TC contrastada, com achado acidental de formação expansiva heterogênea, bem delimitada, de contornos lobulados, em hipocôndrio esquerdo, entre a grande curvatura gástrica e a cauda pancreática, levantando hipótese de tumor estromal gastrointestinal. Em 21/11/18, realizou gastroplastia e ressecção da massa tumoral, que foi encaminhada para análise anatomopatológica. Foi diagnosticada com trombose venosa da veia cefálica esquerda no dia 25/11/18, obtendo tratamento com resolução completa após 3 meses. No dia 02/12/18, o laudo anatomopatológico demonstrou proliferação neoplásica contígua ao pâncreas, sugestiva de tumor sólido-cístico pseudopapilar do pâncreas, em padrão expansivo, com margens livres. Foi recomendada análise imuno-histoquímica, que demonstrou neoplasia de achados consistentes com tumor neuroendócrino grau 1. Procurou oncologista em 26/12/18 para avaliação, sendo solicitado PET-CT com Dota-68Ga, que apontou ausência de atividade tumoral, prescrevendo-se acompanhamento por 5 anos, sem necessidade de tratamento adicional. Paciente perdeu 20kg em 98 dias de pós-operatório, sendo acompanhada por equipe multidisciplinar, demonstrando bons resultados em relação ao tratamento da obesidade, com resolução do quadro trombótico e sem sinais de atividade tumoral.
DISCUSSÃO
Os tumores não-funcionais, definidos pela ausência de sintomas clínicos relacionados a hipersecreção hormonal, são o tipo mais comum de tumor neuroendócrino pancreático (50-75% dos casos). Cerca de 60% dos casos desses tumores tem diagnóstico tardio, quando apresentam efeito de massa ou sintomas metastáticos. O caso descrito encontra-se na pequena parcela com diagnóstico precoce, devido a sua descoberta acidental por meio de TC com contraste e confirmada pela avaliação anatomopatológica e imuno-histoquímica.
Área
CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA
Instituições
Universidade de Brasília e Instituto Brasiliense do Aparelho Digestivo - Distrito Federal - Brasil
Autores
Lucas Soares de Aguiar, Thais Lucena Reis, Maylon Rudney de Souza Ferreira, Henrique Horta Barbosa Filgueiras Pohl, Andrea Pedrosa Ribeiro Alves Oliveira, Ronaldo Mafia Cuenca