Dados do Trabalho


TÍTULO

CISTO ESOFAGICO: ACHADO INCIDENTAL EM CIRURGIA BARIATRICA

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, os autores buscam relatar um caso de achado incidental de cisto esofágico secundário à cirurgia bariátrica por by-pass gástrico. Os cistos esofágicos são tumores benignos extremamente raros e se caracterizam, sobretudo, pela ausência de sinais e sintomas – salvo quando comprimem estruturas adjacentes. Por conta disso, na grande maioria dos casos essas lesões somente são descobertas secundariamente à exames de imagem ou cirurgias abdominais. Eles são um subtipo de lesões pseudotumorais – segundo classificação da OMS – e, a despeito de serem muito incomuns, são o segundo tipo de tumores benignos mais encontrados, ficando atrás somente do leiomiona – subtipo de tumores submucosos. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva divide os cistos de esôfago em congênitos (de duplicação, broncogênicos, gástricos e de inclusão), cistos neuroentéricos e adquiridos (de retenção), sendo os cistos de duplicação os mais comuns dentre os congênitos.

RELATO DE CASO

A paciente em foco é do sexo feminino, 39 anos, e apresenta histórico de esteatose hepática leve, obesidade e colecistectomia, sem queixas nos demais sistemas corporais. Foi submetida a uma primeira abordagem para realização septação gástrica, entretanto, ao invetário da cavidade, foi observado uma massa peri gástrica na pequena curva, na junção esofagogástrica. Não foi possível determinar qual a origem da referida massa, não havendo plano de clivagem, motivo pelo qual, foi decidido suspender o procedimento e encaminhar a paciente para realização de exames complementares. Os referidos exames trouxeram como principal hipótese diagnóstica a existência de um cisto de duplicação gástrica, relacionada ao aspecto anterior da junção esofagogástrica, mantendo íntimo contato com o lobo esquerdo do fígado e artéria gástrica esquerda, com aparente planos de clivagem com as estruturas anteriormente descritas, medindo 3,6 x 3,3 cm. A paciente foi então submetida a uma nova abordagem para a realização da cirurgia bariátrica. Realizado massupialização do cisto com aspirado de todo o conteúdo (gelationoso), sendo enviado material para anatomia patológica; tratando-se de um cisto com tecido muscular liso e revestido por epitélio do tipo colunar ciliado sem atipias, não existindo evidencias de neoplasia nem aspectos inflamatórios específicos na amostra. Sendo os aspectos morfológicos, portanto, sugestivos de Cisto Esofágico

DISCUSSÃO

Consoante com o que está descrito na literatura, a presença da lesão benigna esofágica da paciente, localizada no terço inferior do referido órgão, não implicava em nenhum sintoma, só sendo descoberta por conta da realização do procedimento bariátrico. Nesse sentido, conclui-se que a detecção da referida patologia é resultado de achados incidentais de endoscopias e outros exames de imagem ou cirurgias abdominais, o que implica um papel de suma importância dos profissionais que lidam com esses serviços, que devem ter um amplo conhecimento da anatomia e dos diversos processos patológicos existentes.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Hospital Teresa de Lisieux - Bahia - Brasil

Autores

CARLOS AUGUSTO BASTOS MELLO, RAQUEL BELITARDO GALVAO CARVALHO, LEONARDO FERRARI, BRUNO VIANA, KEMYLLA MACHADO SOUZA