Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL NUTRICIONAL, AVALIAÇAO DO CONSUMO ALIMENTAR E DA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES COLOSTOMIZADOS DE UM HOSPITAL PUBLICO DO INTERIOR PAULISTA
OBJETIVO
O objetivo do presente estudo foi avaliar o perfil nutricional, hábitos alimentares e a qualidade de vida de indivíduos em uso da bolsa de colostomia. Foram entrevistados 20 indivíduos de um ambulatório de estomaterapia em um hospital público do interior paulista.
MÉTODO
O estudo foi realizado em caráter exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico, questionário contendo questões relacionadas à qualidade de vida, recordatório alimentar e realização da avaliação nutricional. Após a coleta dos dados, todas as informações foram submetidas à análise estatística, por meio do Software estatístico Action Stat® (Portal Action, Campinas, Brasil). Foi realizada a análise descritiva das variáveis, com os cálculos de frequências e medidas numéricas como média, desvio padrão, coeficiente de variação e foram construídos os gráficos. Posteriormente, realizou-se a análise de correlação (teste de Pearson), a fim de verificar a existência de associação entre alguns pares de variáveis quantitativas. Também foi aplicado o teste de exato de Fisher para verificar a existência de associação entre variáveis qualitativas.
RESULTADOS
O principal motivo para o uso da bolsa de colostomia, foi o câncer colorretal (80%), 75% dos indivíduos utilizavam a bolsa de colostomia por um período maior do que 12 meses, sendo que 85% das bolsas, eram definitivas. 50% dos indivíduos apresentaram obesidade segundo o índice de massa corpórea, 70% apresentaram eutrofia pela circunferência muscular do braço e 75% apresentaram eutrofia pela dobra cutânea tricipital. Os alimentos mais consumidos pelos pacientes e que também apresentaram maior frequência no consumo, foram arroz, feijão e pão francês, que eram consumidos de 1 a 2 vezes no dia. Além disso, com relação à qualidade de vida, os pacientes demonstraram que sua dor física os impedem de realizar suas tarefas diárias e que necessitam de tratamento e informações médicas para sua vida cotidiana.
CONCLUSÕES
O câncer colorretal é uma doença que favorece à utilização da bolsa de colostomia. Os colostomizados apresentaram eutrofia com relação as suas reservas musculares e energéticas, e o índice de massa corpórea acabou superestimando o estado nutricional. Além disso, os indivíduos têm a consciência de que as dores interferem em sua qualidade de vida, e portanto, necessitam de tratamento e acompanhamento médico no dia a dia.
Área
COLOPROCTOLOGIA
Instituições
Universidade do Oeste Paulista - São Paulo - Brasil
Autores
Marcela Bernal Fagiani, Leticia Kazama Tsujigushi, Monique Caldas Raimundo, Francielle Ferreira Serrano, Silvia Coutinho Pain da Silva, Luis Henrique Alves de Lima, Gabrielle Gomes dos Santos Ribeiro, Sabrina Alves Lenquiste