Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO COMPARATIVA DO IMPACTO DO ENSINO DA VIDEOLAPAROSCOPIA NA DISCIPLINA DE TECNICA CIRURGICA DURANTE A GRADUAÇAO DE MEDICINA EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE RIBEIRAO PRETO – SP – BRASIL

OBJETIVO

Avaliar comparativamente o impacto do ensino da videolaparoscopia (VLP) na disciplina de técnica cirúrgica durante a graduação de medicina.

MÉTODO

Alunos do 6º ano foram divididos em Grupo 1 – os que tiveram a VLP na grade curricular da técnica cirúrgica; e grupo 2 – que não tiveram. Ambos foram avaliados quanto à cognição e à habilidade através de questões objetivas de múltiplas respostas e exercícios simulados. Por fim, responderam a um questionário subjetivo. Os dados foram analisados estatisticamente.

RESULTADOS

Quanto à avaliação objetiva, as questões foram sobre reconhecimento e função dos instrumentais, alterações fisiológicas do pneumoperitônio e complicações da VLP. A respeito do reconhecimento não houve significância (p=0,9), diferente da função do instrumental (p=0,0007). Em relação à alteração fisiológica do pneumoperitônio, houve significância (p=0,01), diferente das complicações da VLP (p=0,82). A habilidade foi avaliada por 4 testes: colocar um grão de milho em um pequeno saco plástico, uma arruela em um prego, um elástico da mesma forma e realizar um nó simples. O tempo foi contado em segundos. Não houve significância na comparação das médias dos dois grupos, sendo os valores de P = 0,3; 0,16; 0,47 e 0,84, respectivamente. Contudo, a comparação das variâncias foi significante nos 3 primeiros exercícios (p=0,03; 0,01 e 0,02). No tocante à subjetividade ambos os grupos avaliaram positivamente e indicaram o ensino da VLP na grade curricular, não havendo significância na comparação (P=0,82 e 0,67 respectivamente). Quanto à definição da importância da matéria na disciplina de técnica cirúrgica, o Grupo 1 teve média maior e diferente (P=0,02).

CONCLUSÕES

Diante do exposto, seja na comparação das médias ou da variância, é possível afirmar que há impacto positivo na cognição, na habilidade e na subjetividade, frente ao ensino da VLP na disciplina de técnica cirúrgica durante a graduação de medicina.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Universidade de Ribeirão Preto - Sao Paulo - Brasil

Autores

VINICIUS MAGALHÃES RODRIGUES SILVA , MURILO ADOLFO FERNANDES, ANA FLAVIA SAMPAIO FELIPE, ANTONIO P FRÓIS, ADRIANO M NOGUEIRA, JULIA GAUDIANO VIEIRA MATOS, BRUNA SAYURI OYADOMARI, MILTON FARIA JR