Dados do Trabalho


TÍTULO

FERIMENTO POR ARMA DE FOGO COM PERFURAÇAO INTESTINAL

INTRODUÇÃO

Óbitos por arma de fogo vem crescendo no Brasil, principalmente nos jovens, cerca de 346,5% no período de 1980 à 2010, elevando os gastos públicos (TRINDADE, 2015). Feridas penetrantes entre o mamilo e o períneo são causas potenciais de lesões intraperitoneais. Paciente que tenha sofrido lesão nessa região, deve ser levado em consideração um comprometimento vascular, de vísceras abdominais e pélvicas, até que prove o contrário. É fundamental a investigação imediata de instabilidade hemodinâmica. Indicações de laparotomia em adultos pacientes vítimas de Ferimento por arma de fogo, são: projétil ter atravessado a cavidade peritoneal, compartimento visceral ou vascular do retroperitôneo, evisceração, hemorragias, peritonite, hipotensão, entre outras causas que levem a riscos iminentes (Advanced Trauma Life Support. 2018).

RELATO DE CASO

P. C. A., 42 anos, sexo masculino, deu entrada no Pronto Socorro dia 25/12/18. Vítima de Ferimento por Arma de Fogo em pelve apresentando 2 orifícios, um de entrada e outro de Saída, sem projétil alojado. Um orifício em topografia na fossa ilíaca esquerda e outro na fossa ilíaca direita mais próximo ao ilíaco ipsilateral. Ao exame encontrou-se estável hemodinamicamente, REG, dor em região inferior do abdome, lúcido e orientado em tempo e espaço, hipocorado+/+4, eupneico, FC: 79 bpm, PA: 183x111 mmHg, SAT: 99%. Abdome: plano, tenso, ruídos, RHA - doloroso à palpação profunda. Laboratório: leucócitos: 9.51, hemoglobina: 12.7, hematócrito: 38.7, creatinina: 1.09, PCR: 339. Foi realizado laparotomia exploradora, no Boletim Operatório foi realizado Incisão mediana xifopúbica mais abertura por planos. Identificado pequena a moderada quantidade de sangue em cavidade abdominal mais lesões em intestino delgado: Perfurações com laceração > 30% da luz da alça: a 100 e 130 cm do angulo de Treitz; Perfurações com laceração < 30% da luz da alça: 170 cm - 1 perfuração, 230 cm - 1 perfuração, de 250 a 270 cm – 4 perfurações. Desserosidade em cólon sigmoide. Realizado: Enterectomia (30 cm e 5 cm) há 100 e 130cm do treitz mais enteroanastomose 1ª em dois planos. Rafia em 2 planos das demais perfurações e desserosidades em delgado e sigmoide. Limpeza e revisão da hemostasia. Síntese por planos e dermorrafia.

DISCUSSÃO

Ferimentos por projéteis de baixa energia cinética causam danos aos tecidos por corte e laceração, mas os de alta velocidade suplementam mais danos ao longo de seu trajeto, quanto a profundidade e extensão. Ruptura de vísceras ocas ou sangramentos de órgãos podem não serem percebidas facilmente devido a proteção mecânica e fisiológica efetivada pelo peritônio. Hipotensão inexplicável levando a instabilidade hemodinâmica explicaria a complicação desses eventos anormais. Devido ao seu grande poder destrutivo de tecidos, a laparotomia é mandatória nos casos de FAF, com raras exceções, evitando infecções e controle de sangramento.

Área

TRAUMA

Instituições

HOSPITAL GERAL DE RORAIMA - Roraima - Brasil

Autores

Helder Teixeira Grossi, Ana Paula Magalhães Souza, Givaggo Henrique Rodrigues da Silva, Hikaro Vinicius Galvão Dantas, Pedro Gomes Lins de Carvalho, Hyury César Barros de Oliveira, Igor Moura Soares, Victor Correa Costa