Dados do Trabalho


TÍTULO

ARTE ANATOMICA NO ESTUDO DA DRENAGEM LINFATICA DE MMSS

OBJETIVO

Compreender a drenagem linfática dos membros superiores (MMSS) por meio de metodologias ativas.

MÉTODO

O curso de medicina da Universidade de Fortaleza baseia-se na aprendizagem baseada em problemas (PBL), estratégia que valoriza a busca ativa de informações e a integração entre prática e teoria. Com base nesses ideais foram realizadas, em fevereiro de 2019, duas atividades dinâmicas com 25 alunos do segundo semestre para facilitar o entendimento da drenagem linfática dos MMSS, conteúdo de aprendizagem do módulo de ensino “Agressão e Defesa”. As práticas propostas foram a pintura corporal e a análise de desenhos esquemáticos. Durante a atividade foram disponibilizados tintas coloridas, pincéis e atlas para guiar o estudo, de forma que os alunos cumprissem os objetivos propostos. Ao final, as pinturas foram comparadas aos desenhos esquemáticos disponibilizados pelos monitores em discussão aberta pelos próprios discentes das estruturas delineadas.

RESULTADOS

As atividades auxiliaram os estudantes no aprendizado de regiões anatômicas importantes dos MMSS como a fossa cubital, cujos limites e conteúdo tiveram sua visualização e entendimento facilitados, tanto pela pintura corporal, quanto pelos desenhos. Além disso, a compreensão das estruturas linfáticas dos MMSS pelos discentes permitiu um melhor entendimento de casos clínicos cirúrgicos que envolvem procedimentos cuja irrigação linfática exerce participação como biópsias de linfonodos sentinelas, comumente realizadas para identificar metástases. Houve ainda engajamento entre monitores, alunos e professores e oportunidade de aprender o conteúdo de forma dinâmica e interativa. Ademais, a experiência foi bem aceita pelos alunos, que requisitaram a continuidade da prática, uma vez que a drenagem linfática é um conteúdo cuja visualização na peça anatômica é limitada, dificultando a sua aprendizagem e retenção.

CONCLUSÕES

Observou-se que a metodologia empregada se mostrou eficaz no aprendizado da drenagem linfática dos MMSS, permitindo aos alunos se expressarem artisticamente e aprenderem com o processo.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Universidade de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Matheus de Lucena Holanda, David Pinheiro de Alencar Vilar, Vito Thayson Damasceno dos Santos, Ana Karoline da Costa Ribeiro, Jose Antonio Carlos Otaviano David Morano