Dados do Trabalho
TÍTULO
PERFIL DA MORBIDADE POS-OPERATORIA RELACIONADA AS FUNDOPLICATURAS DE NISSEN REALIZADAS EM HOSPITAL TERCIARIO DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERIODO DE 2013 A 2018.
OBJETIVO
O objetivo do trabalho consiste em avaliar o percentual de pacientes submetidos à Fundoplicatura de Nissen que
eventualmente persistam ou que tenham desenvolvido alguma morbidade no pós-operatório.
Como motivação para o desenvolvimento do trabalho, ressaltamos a possibilidade de avaliar o perfil de morbidade após a realização de Fundoplicatura de Nissen em um hospital terciário do nordeste do Brasil.
MÉTODO
Em estudo quali-quantitativo, transversal, retrospectivo e descritivo, foram avaliados pacientes submetidos a Fundoplicaturas de Nissen no hospital da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza no período de 2013 a 2018. Os dados foram colhidos através de formulários e questionários e submetidos a análise.
RESULTADOS
Todos os pacientes apresentaram disfagia no pós operatório, sendo persistente em 50% dos casos.
Houve melhora global na qualidade de vida em todos pacientes após a realização da Fundoplicatura de Nissen.
CONCLUSÕES
A disfagia é uma complicação comum na Fundoplicatura de Nissen, mas não parece influir na melhora da qualidade de vida obtida com o procedimento. Mais estudos, preferencialmente prospectivos devem ser realizados.
Área
ESTÔMAGO E DUODENO
Instituições
Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
Alexandra Mano Almeida, Delano Gurgel Silveira, Douglas Rodrigues Macedo, Gleydson Cesar Oliveira Borges, João Victor Albuquerque Araujo, Martins Almeida Morais Junior, Virgianne Alves Ferreira, Francisco Caio Milfont Quental