Dados do Trabalho
TÍTULO
SCHWANNOMA PRÉ-SACRAL GIGANTE: RELATO DE CASO.
INTRODUÇÃO
Os tumores pré-sacrais, também chamados de retrorretais, são lesões raras na pratica cirúrgica, principalmente em adultos. As lesões encontradas neste espaço são de difícil acesso para realização de biópsia, necessitando muitas vezes de abordagem cirúrgica para ressecção completa e diagnóstico definitivo.
RELATO DE CASO
Paciente masculino, 48 anos de idade, atendido várias ocasiões em unidade de urgência com queixa de dor em região lombar e irradiação a membros inferiores, há cerca de 4 meses, com piora progressiva, sem outros sintomas associados. Hospitalizado com quadro de pancreatite aguda alcoólica. Ao exame físico do abdome, era possível a palpação de uma massa de bordas indefinidas, fixa e dolorosa em região de hipogástrio e fossa ilíaca direita, não apresentava déficit motor ou neurológico de membros inferiores. A tomografia contrastada de abdômen e pelve demostrou presença de uma tumoração heterogênea com focos adiposos e calcificações, medindo 122mm no maior eixo no espaço retro-vesical, com boa drenagem ureteral bilateral e presença de linfonodo peri-aórtico de 10mm. Optado pela abordagem cirúrgica por acesso abdominal, encontrando-se tumor pré-sacral aderido firmemente ao promontório e às estruturas próximas, incluindo reto alto e bexiga, com intensa vascularização. Realizado ressecção da massa juntamente com segmento de retossigmoide, seguido de anastomose primaria. Recebeu alta no 7º dia pós-operatório. O estudo de anatomia patológica evidenciou estrutura nodular de 380 gramas, dimensões de 12x10x6cm com pseudocápsula e perfil imuno-histoquímico consistente com Schwannoma ancião. Manteve-se em acompanhamento ambulatorial, com queixa de ejaculação retrógrada e lombalgia leve.
DISCUSSÃO
Os tumores pré-sacrais neurogênicos correspondem a 10-15% dos tumores dessa região em adultos e, na maioria das vezes, são achados incidentais em exames de imagem como neste caso. Os Schwannomas são neoplasias benignas da bainha nervosa formados a partir das células de Schwann da bainha neural periférica, não infiltrativos, encapsulados e benignos, geralmente gerando sintomas devido seu efeito de massa. Ocorrem principalmente em homens entre a segunda e quinta décadas da vida, com localização variada, mais comum na região da cabeça, pescoço e tendões flexores das extremidades, a pelve representa cerca de 1% destes tumores. A ressecção completa dessas lesões é o tratamento recomendado, podendo ser realizado em hospitais de nível secundário, e considerado curativo, sem necessidade de terapia adjuvante mesmo nas ressecções incompletas.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
Hospital Regional de Cotia - São Paulo - Brasil
Autores
Alan Mounzer, Angela Genoefa Rudell, João Victor Huayllas, Samantha Cavalcante Brito, Marcio José Cardoso Amaral, Mauro Henrique Sa Adami Milman, João Paulo Hereny Bordim, José Roberto Melchiori Bucco