Dados do Trabalho
TÍTULO
SINDROME DE GRADENIGO EM PACIENTE COM LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO MIMETIZANDO TUMOR DE ANGULO-PONTO-CEREBELAR: RELATO DE CASO E REVISAO DE LITERATURA.
INTRODUÇÃO
A petrosite apical descrita por Gradenigo em 1904, ou Síndrome de Gradenigo, é caracterizada pela tríade: paralisia do nervo abducente,otorréia purulenta e dor na área de inervação do nervo trigêmeo (Felix et al., 2003). Geralmente associada a complicações raras de otite média ou mastoidites infecciosas.(Patuni et al., 2012; Lee et al., 2014). Apresentamos caso de uma jovem do sexo feminino queixando-se de diplopia e dor facial. Exames de imagem demonstrando lesão na cisterna do ângulo-ponto cerebelar sem sinais de mastoidite, com resolução espontânea em seis meses.
RELATO DE CASO
Paciente de 37 anos, com instalação insidiosa de diplopia, dor facial trigeminal a direita, sem sinais de otite. Antecedente pessoal de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) sem sinais de atividade. Exame físico revelava dor com trigger points no trajeto de V2 e V3, hipoestesia em hemiface, hipoacusia e discreta paralisia facial periférica (House-Brackmann –II) a direita.
Ressonância Magnética com contraste de crânio demonstrou lesão nodular preenchendo a cisterna do ângulo-ponto-cerebelar com hipersinal nas sequências T1 e T2, sem restrição na sequência de difusão, exercendo compressão sobre o complexo neurovascular do V, VII e VIII nervos, associado a petrosite apical. Tomografia de crânio sem sinais de mastoidite. Paciente evolui com melhora gradativa e espontânea dos sinais e sintomas, sem uso de corticoide ou antibióticos. Ressonância magnética e Tomografia computadorizada do ouvido com contraste seis meses após revelou resolução completa da lesão cisternal e parcial da petrosite.
DISCUSSÃO
A síndrome de Gradenigo, é geralmente associada a petrosite apical infecciosa, mas pode estar relacionada a outras lesões com efeito de massa na cisterna do ângulo-ponto-cerebelar, mesmo que sem acometimento grave do osso temporal. Chama atenção no caso, a completa resolução dos sinais e sintomas sem intervenção cirúrgica ou medicamentosa, e a ausência de acometimento do ouvido. Não há dados para assegurar uma relação de causa e efeito ao processo inflamatório autoimune transitório relacionado a LES. Outras diagnósticos diferenciais relativamente comuns incluem: mucocele,colesteatoma,granuloma de colesterol, cisto epidermóide até mesmo meningioma com cauda dural apical. (Delgado e Del Brutto, 2012).Schwannoma não foi hipótese diagnóstica em nenhum momento da investigação.
As lesões com efeito de massa de ângulo-ponto-cerebelar que se apresentam de forma atípica com Síndrome de Gradenigo merecem seguimento mais detalhado e podem estar relacionados a doenças inflamatórias não tumorais, mesmo sem sinais de acometimento o ouvido e do osso temporal.(Lattanzi et al., 2015).
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
Uniceub - Distrito Federal - Brasil
Autores
Nathalia Marques Vinhal Carvalho, Gabriela Lima De Alcantra, Carolina Marques Vinhal Carvalho, Camila Rodrigues Ribeiro, Mauro Takao Marques Suzuki