Dados do Trabalho
TÍTULO
RETIRADA DE TERATOMA REINCIDENTE MASSIVO DE OVARIO – UM RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O teratoma maduro de ovário, ou cisto dermóide, consiste em uma grande maioria dos casos de tumor de células germinativas de ovário. Corresponde a um tumor benigno, com características histológicas dos três folhetos embrionários; ectoderme, mesoderme e endoderme, com bom prognóstico na maioria dos casos. Relata-se o caso de retirada de massa tumoral reincidente, destacando-se a abordagem terapêutica ao tumor de tamanho pouco usual na literatura, em paciente oligossintomática com laparotomia prévia por tumor ovariano.
RELATO DE CASO
C.M.B.O, feminina, 60 anos, consulta, em dezembro de 2018, queixando-se de desconforto vago e distensão abdominal nos últimos dois meses. Nega comorbidades. Ao exame físico, abdômen abaulado, distendido, presença de massa palpável extensa, indolor e móvel. Paciente em bom estado geral, conversativo e atento. Relata que, no ano de 2010, realizou cirurgia laparoscópica para retirada de teratoma maduro de ovário. Realizou acompanhamento para caso de recidiva durante três anos. Após a atual consulta, paciente foi encaminhada para realização de tomografia computadorizada, que evidenciou grande massa abdominal, de aproximadamente 27cm por 22cm, em suas maiores margens. Através da imagem, foi diagnosticado teratoma maduro de ovário, sendo então realizada cirurgia para remoção do tumor, através da seguinte técnica cirúrgica: incisão mediana por laparotomia, seguida por divulsão por planos. Identificada massa anexial volumosa de conteúdo misto, composto por áreas císticas e sólidas, além de tecido necrótico bem delimitado, sem invasão de tecido adjacente. Realizada secção e ligadura de trompa de falópio e ligamento suspensor do ovário, revisão da hemostasia e sutura por planos. Peça tumoral retirada inteira, pesando 11,7kg. Paciente evolui com bom pós-operatório, recebendo alta após três dias de internação.
DISCUSSÃO
No caso relatado, destaca-se a abordagem cirúrgica a um tumor com medidas e peso pouco encontrados na literatura, em paciente com idade avançada, além da evolução e recuperação em breve período de tempo da mesma. Casos de teratoma maduro de ovário são relativamente comuns em pacientes femininos, e a abordagem terapêutica cirúrgica permanece como opção efetiva de tratamento para esse tipo de tumor, na evidência de alta chance de cura e de complicações raras durante o transoperatório.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Vinícius Castro Pilger, Maurício Castro Pilger, Raul Jablonski, Yasmin Cardenas Giordani Soares, Gustavo Lazaroto Swarowsky, Luiza Costa Silveira Martins, Luisa Pretto Favaretto, Cecília Mazzoleni Facchini