Dados do Trabalho
TÍTULO
MOTIVO DE SUSPENSAO DE CIRURGIAS ELETIVAS: UMA REVISAO SISTEMATICA DE LITERATURA
OBJETIVO
O objetivo do presente estudo é evidenciar, apontar e discutir os números, áreas afetadas e razões acerca do cancelamento de procedimentos cirúrgicos eletivos.
MÉTODO
Estudo de revisão sistemática qualitativa. Para a realização do presente estudo, foi realizada uma busca nas fontes Pubmed, Scielo e Google search, com as palavras chave ‘cancelamento’ e ‘cirurgia eletiva’, no período de 06 a 14 de fevereiro de 2019. Foi realizada a leitura do resumo de 10 artigos, sendo selecionados 6 para leitura na íntegra e obtenção de dados, utilizando como critério de inclusão dados numéricos a respeito do cancelamento cirúrgico, áreas mais afetadas e as razões apontadas para a suspensão do procedimento.
RESULTADOS
Um estudo realizado em um hospital público no nordeste evidenciou 1.145 cirurgias programadas no período selecionado, sendo 379 (33%) suspensas. Foi evidenciado ainda uma maior taxa de cancelamento nas áreas de cirurgia geral e oftalmologia. Esse mesmo estudo evidenciou a suspensão de 40% das cirurgias programadas para determinado mês. Outro estudo evidenciou a suspensão de 82 cirurgias num total de 427, correspondendo a 19% dos procedimentos agendados no período de um ano, apontando como principais razões a falta do paciente e crise hipertensiva, correspondendo a 35% e 18% das razões, respectivamente. Outro estudo realizado em um hospital geral observou-se que das 3627 cirurgias programadas, 863 (23,79%) foram canceladas. As áreas mais afetadas foram a ortopedia e ginecologia. Os motivos da suspensão foram principalmente deficiências do hospital e falhas na equipe de saúde. Um estudo evidenciou uma taxa geral de cirurgias suspensas de 19.91%. Esse mesmo estudo evidenciou como principal razão o absenteísmo do paciente, correspondendo a 54,3% das suspensões. Outro estudo analisou 6.149 cirurgias programadas para o período pesquisado, evidenciando 701 (11,4%) cancelamentos. A área mais acometida foi cirurgia geral (33,8%). Os motivos apontados foram condição clínica desfavorável (32,1%) e absenteísmo (17%). Dois estudos apontaram como fator determinante no cancelamento de cirurgias o mês no qual a cirurgia está agendada, devido correspondência com períodos de férias, carnaval e feriados, e outros dois estudos evidenciaram a situação financeira do hospital como fator determinante na taxa de cancelamento de cirurgias eletivas.
CONCLUSÕES
Portanto, é possível concluir que as taxas de cancelamento de cirurgias são altas, embora a literatura evidencie o preparo pré-operatório como componente fundamental no sucesso do procedimento cirúrgico. Dentre as razões apontadas, as condições clínicas desfavoráveis e falta do paciente corresponde a maioria dos cancelamentos. Dessa maneira, conhecer dados que predispõe o cancelamento de cirurgias subsidia métodos e protocolos que atuam a fim de reduzir as taxas de suspensão de cirurgia, buscando uma melhor qualidade de assistência em saúde, diminuindo assim o desgaste físico e emocional dos clientes e da equipe cirúrgica.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
UNIVERSIDADE DE UBERABA - Minas Gerais - Brasil
Autores
HEITOR PAULO BORGES, GABRIELA MENDES BARCELOS, CARLOS EDUARDO SODERO