Dados do Trabalho
TÍTULO
O ENSINO DA DISCIPLINA HABILIDADES CIRURGICAS APLICADA A METODOLOGIA ATIVA NO CONTEXTO DA FORMAÇAO MEDICA
OBJETIVO
Explanar como ocorre o funcionamento da disciplina Habilidades Cirúrgicas durante o terceiro ano da graduação médica, com enfoque na metodologia ativa.
MÉTODO
Trata-se de uma revisão de literatura por meio de consulta ao portal da Scielo e LILACS, por com cruzamento de descritores estruturados em português e inglês na plataforma DECS, como “PBL” e “Ensino Cirúrgico”. A revisão foi utilizada para estruturar e comparar a experiência vivenciada na disciplina Habilidades Cirúrgicas.
RESULTADOS
Durante o terceiro ano da graduação, os discentes entram em contato com a disciplina habilidades cirúrgicas no contexto da educação médica. Utilizando conceitos previamente estudados e conforme a metodologia de aprendizado PBL (Problem Based Learning, ou Aprendizado Baseado em Problemas), os alunos aprofundam conhecimentos a cerca de técnicas cirúrgicas importantes na formação, contextualizando com aspectos relevantes da anatomia, anamnese, exame físico e métodos diagnósticos. A Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL é uma metodologia ativa estimuladora do autoaprendizado e do pensamento crítico e é considerada uma das mais significativas inovações na educação médica nos últimos anos. Em uma visão ampla, o momento da aprendizagem é divido em quatro etapas. Na primeira etapa é testado o estudo prévio dos alunos em um teste individual, aplicando sempre questões de provas de título e casos clínicos mais incidentes de terapêutica cirúrgica. Em um segundo momento, ocorre à discussão das questões com o professor/tutor da disciplina, o qual recolhe as respostas dos discentes e os questiona conforme os itens de maior incidência e maior erro. Em um terceiro momento, ocorre a exposição teórica do assunto, a qual é realizada pelo tutor, com exposição de slides e vídeos a cerca do assunto abordado no dia. Para finalizar a aprendizagem, no quarto e último momento da aula, os discentes praticam com os materiais fornecidos pelo Centro de Treinamento da Universidade –o qual simula um ambiente cirúrgico. Monitorados e sob assistência do tutor e de alunos monitores capacitados, os discentes dividem-se em grupos de no máximo quatro pessoas, para efetivar na prática todo o conhecimento fornecido na teoria.
CONCLUSÕES
A Aprendizagem Baseada em Problemas surgiu com um movimento de reação aos currículos das escolas médicas sob forte influência do modelo flexneriano. Quando aplicada a disciplina habilidades cirúrgicas, a metodologia implantada obteve bons resultados, pela maior aplicabilidade do conhecimento teórico, maior assistência pelos tutores e monitores, maior contextualização com outras disciplinas, além da maior sistemática e contínua simulação com o ambiente do centro cirúrgico.
Área
MISCELÂNEA
Instituições
Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil
Autores
Diandra Alcântara Jordão, Fernanda Melo Oliveira, Letícia Lima Oliveira, Maria Eduarda Freitas Melo, Maria Eduarda Fragoso Calado Barbosa, Bianca Sampaio Tavares, Arsênio Jorge Ricarte Linhares, Glauber Schettino Silva