Dados do Trabalho


TÍTULO

EVASAO ESCOLAR EM UM CURRICULO ABP INTERDISCIPLINAR: QUANDO SURGE O DESEJO DE MUDAR DE CURSO DE GRADUAÇAO?

OBJETIVO

Avaliar a percepção dos discentes quanto à evasão escolar em um currículo ABP interdisciplinar

MÉTODO

Essa pesquisa fez parte de um amplo projeto composto por 25 autoentrevistas com temáticas variadas sobre Aprendizagem Baseada em Problemas, onde foram desenvolvidos formulários eletrônicos na Plataforma Google Drive, enviados seus links com o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) e convite para participar da pesquisa a todos os discentes do 1º ciclo (ano) de oito cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do Nordeste. A pesquisa desse trabalho corresponde ao 2º Formulário, intitulado como “Cursos de Graduação”, composto por 12 perguntas fechadas e abertas. Trata-se de um estudo de caso, exploratório, descritivo, quantitativo-qualitativo. Desenvolveu-se com a participação de 92 discentes do primeiro ano, distribuídos nos seguintes cursos: Enfermagem (n=17), Farmácia (n=18), Fisioterapia (n=16), Fonoaudiologia (n=7), Medicina (n=10), Nutrição (n=7), Odontologia (n=7) e Terapia Ocupacional (n=10). As respostas abertas foram analisadas através da teoria de Análise de Conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número CAAE: 09430212.9.0000.0058.

RESULTADOS

A partir da análise qualitativa da amostra desta pesquisa, foi possível compreender a percepção dos discentes, através das seguintes categorias: (1) Contato com professores e profissionais do mesmo curso; (2) Atribuições profissionais; (3) Interdisciplinaridade; (4) Postura dos discentes e docentes versos motivação e (5) Mudança de curso. Na análise quantitativa, 90% dos alunos de medicina se sentem confortável em estudar com alunos de outros cursos. Apenas 30% dos alunos de medicina não mudariam de curso, enquanto que 70,58% dos alunos de enfermagem mudariam para medicina. A maioria dos alunos de medicina consideram seus colegas de turma determinados, compromissados, inteligentes, participativos, responsáveis, mas individualistas. Conclusão: Grande parte dos discentes dos cursos de graduação da área de saúde optaria em mudar seu curso para medicina após o contato interdisciplinar com discentes desse curso. Contudo, os alunos de medicina estão satisfeitos com seu curso, com o modelo interdisciplinar e sentem-se orgulhosos com a postura de seus colegas de curso.

CONCLUSÕES

A estratégia educacional central do currículo, no PBL, é a discussão de situações-problema ou casos clínicos em pequenos grupos, chamados de grupos tutoriais. Esses grupos de aprendizagem, além de facilitar o processo de aquisição de conhecimentos, contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento de outros atributos na formação do aluno, entre eles: habilidades de comunicação, trabalho em equipe, solução de problemas, respeito aos colegas e desenvolvimento de postura crítica. Entretanto, esse método pode contribuir com a evasão escolar.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Centro Universitário Tiradentes - Alagoas - Brasil

Autores

Diandra Alcântara Jordão, Fernanda Melo Oliveira, Leticia Lima Oliveira, Andrea Marques Vanderlei Ferreira, Beatriz Tavares Melo, Lilian Siqueira Goncalves Andrade, Camila Umbelino Franca Tozzi, Karla Silva Beserra