Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA PAPILIFERO E FOLICULAR EM UMA MESMA TIREOIDE – UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A glândula é constituída por um grande número de folículos, unidades produtoras dos hormônios tireóideos (T3 e T4), sendo eles formados por uma camada de células foliculares cúbicas, que envolvem um lúmen central cheio de coloides, e também pelas células C, ou parafoliculares, situadas no interstício com a função de produzirem calcitonina. Na tireoide, os tumores malignos são provenientes dos dois tipos celulares descritos acima. Quando derivam das células C, dá-se origem ao carcinoma medular. Já quando derivam das células foliculares, pode-se dar origem tanto aos tumores bem diferenciados – carcinoma papilífero e carcinoma folicular – quanto ao tumor indiferenciado, ou anaplásico. Em população com ingesta regular de iodo, os carcinomas bem diferenciados da tireoide são responsáveis por cerca de 90% das neoplasias malignas de tireoide, sendo que os subtipos papilífero e folicular representam, respectivamente, 80% e 10%.

RELATO DE CASO

Paciente R.B.L.R., 69 anos, apresentou-se ao serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço em 2015 devido a presença de nódulo lobo tireoidiano esquerdo de crescimento progressivo. Realizado Punção Por Agulha Fina (PAAF) do nódulo, com resultado Bethesda 2. Sendo necessária nova PAAF em 2016 que manteve o resultado da primeira. Em 2018 a paciente foi submetida a tireoidectomia total com resultado de anátomo patológico demonstrando: em lobo direito diagnostico de Neoplasia Maligna Folicular, medindo 3,3 x 1,9 cm, por vezes com material sugerindo depósitos de amiloide; em lobo esquerdo Carcinoma papilifero, medindo 2,2cm em seu maior eixo, com frequentes corpos de psamoma. Após a cirurgia foi realizada pesquisa de corpo inteiro com Iodo 131 notando-se concentração normal e fisiológica do traçador em projeção de glândulas salivares, trato gastro-intestinal e bexiga. A paciente foi então encaminhada ao serviço de oncologia para a realização de radioiodoterapia, que decorreu sem intercorrências.

DISCUSSÃO

Este caso se torna importante a medida que existe uma escassez de descrições científicas a cerca de dois ou mais subtipos de carcinomas em uma mesma tireoide. Clinicamente, o carcinoma folicular apresenta-se como uma massa solitária na tireoide. Dois tipos principais de carcinoma folicular são reconhecidos: o minimamente invasivo e amplamente invasivo. O amplamente invasivo é um tumor clinicamente e cirurgicamente reconhecido como um câncer; o papel do patologista em seu diagnóstico é confirmar que é de origem folicular. O prognóstico é guardado; de acordo com vários estudos, mais de 50% dos pacientes morrem de doença. O carcinoma papilífero é a neoplasia maligna mais comum a tireoide, e seu diagnóstico patológico é baseado na demonstração de características cito-histológicas. Muitas variantes histológicas do carcinoma papilar foram descritas com base na morfologia celular (variante de célula alta), crescimento padrão (variante folicular), e estroma tumoral (papilar carcinoma com estroma tipo fascite nodular).

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

ITPAC PORTO NACIONAL - Tocantins - Brasil

Autores

BRUNA HANAUER, CAIÃ CABRAL FRAGA CARVALHO, EDUARDO BERNARDO CHAVES NETO, MARIA FERNANDA NOGUEIRA CAMARGO, NAYARA DA COSTA ANDRADE, JOSÉ CARLOS RODIGUES CHAVES JÚNIOR, DANIEL BOTELHO MARIANO, REGINALDO MAIA JÚNIOR