Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA INTERNA COM GANGRENA DE ILEO, POR ADERENCIA DE DIVERTICULO DE MECKEL COM A PAREDE ABDOMINAL EM PACIENTE PEDIATRICO.

INTRODUÇÃO

O divertículo de Meckel (DM) origina-se da falha na obliteração e absorção do ducto onfalomesentérico (ducto vitelino) durante o primeiro trimestre de vida fetal. O divertículo é localizado na borda antimesentérica do íleo a cerca de 40 centímetros da válvula ileocecal, representa a anomalia congênita mais frequente do trato gastrointestinal com curso assintomático, sendo na maioria das vezes achado durante a realização de laparotomias ou necropsias. Com surgimento da sintomatologia sugerem complicações como hemorragia digestiva que é mais comum em crianças e fenômenos obstrutivos, inflamatórios e neoplásicos mais comuns em adultos. Diverticulite aguda é a principal complicação e deve ser detectada no diagnóstico diferencial de apendicite aguda.

RELATO DE CASO

RMDS, paciente de 9 anos, deu entrada no Hospital Pronto Socorro da Criança – Zona Oeste em Manaus-AM, no setor de pediatria referindo dor abdominal difusa associado a febre, êmese, hiporexia com parada da eliminação de gases e fezes há 24 horas. Observou-se ao exame que o paciente estava eupneico, acianótico, anictérico, hidratado, febril com 38,2 ◦C. Abdome distendido, sem visceromegalia e cicatrizes de cirurgias prévias, doloroso a palpação superficial. Foram realizados exames laboratoriais onde se verificou leucocitose no valor de: 32.000 uL; neutrófilos: 88%; HGB: 13,3 g/dL; HCT: potássio: 3.9 mmol/L; sódio: 136 mmol/L. No estudo radiológico do tórax não revelou pneumoperitônio, mas sim nível hidroaéreo gástrico. Na radiografia de abdome evidenciaram-se alças do delgado com dilatação importante e com vários níveis hidroaéreos. O Pediatra solicitou parecer da cirurgia geral, o mesmo indicando abordagem cirúrgica com hipótese diagnóstica de apendicite aguda. Foi indicado uma apendicectomia no paciente, sento feita uma incisão de Rocky Davis, na cavidade foi observada grande quantidade de secreção serosa e cerca de 45 cm de segmento ileal necrosado em hérnia interna ocasionada por aderência de divertículo de Meckel na parede abdominal e não houve perfuração intestinal. Após o achado cirúrgico foi realizada a enterectomia do segmento necrosado com fechamento do coto ileal no nível da válvula ileocecal, realizando anastomose termino-lateral do jejuno com ceco, após isso foi efetuado o fechamento da falha mesentérica com apendicectomia incidental.

DISCUSSÃO

A apresentação clínica do DM está geralmente condicionada a complicações e é comumente confundida com outras doenças. Em crianças, sangramento digestivo e em adultos, quadro abdominal obstrutivo ou inflamatório devem incluir DM como possibilidade diagnostica. As Hérnias abdominais internas são causas incomuns de oclusão intestinal sendo responsáveis por apenas 2% delas, por isso o diagnostico é difícil, mas deve ser suspeitado em pacientes sofrendo de obstrução intestinal e com histórico de laparotomia. Em pacientes jovens e sem laparotomia prévia, o diagnóstico é ainda mais difícil. Ressalta-se a importância diagnóstica e terapêutica da operação de emergência.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Universidade do Estado do Amazonas - Amazonas - Brasil

Autores

YAGO FELIPE ALVES GENTIL, Luciano Bandeira Bendaham, Nilton Ricardo Batista Do Nacimento, PEDRO DA SILVA BASTOS, FAVILLA DE JESUS FELIPE ALVES GENTIL, MARIA GABRIELA MONTEIRO FERREIRA, ICARO FELIPE ALVES COELHO, Wei Tsu Havim Chang Colares