Dados do Trabalho


TÍTULO

APLICAÇAO DE UM MODELO DE BAIXO CUSTO PARA TREINAMENTO DE DE CRICOTIREOIDOSTOMIA

OBJETIVO

Na emergência, em especial no trauma, a garantia da perviabilidade da via aérea é de extrema importância, em caso de impossibilidade de sucesso pode acarretar grande prejuízo ao paciente. (ATLS, 2008). Dentre as formas alternativas à intubação orotraqueal temos a cricotireoidostomia, procedimento importante para médicos e acadêmicos de medicina, porém a falta de treinamento ou de técnica pode tornar o procedimento em um desafio (WONG et al; 2003). Nesse tocante, o uso de simuladores surge como uma peça fundamental na formação de médicos e estudantes. (Netto, 2014). Portanto, neste trabalho iremos discorrer acerca da avaliação de um modelo de baixo custo para a realização de cricotireoidostomia e sua ampla acessibilidade.

MÉTODO

O modelo de baixo custo de cricotireoidostomia foi produzido a partir de materiais de baixo custo, dentre eles estão: eletroduto, porcelana fria moldável, atadura gessada, EVA e papel filme. A sua aplicação ocorreu com alunos em um curso teórico prático de cirurgia. Primeiramente houve uma aula teórica sobre o tema e em seguida os participantes foram avaliados individualmente, utilizando a metodologia objective structured clinical examinations (OSCE). Todos foram avaliados através de um checklist e, após a prática, eles respondiam um questionário do tipo likert avaliando o modelo de baixo custo.

RESULTADOS

Participaram do questionário 85 alunos, sendo 67,1% destes do sexo feminino e 32,9% masculino. Em relação a anatomia do modelo com a realidade, 30.6% avaliaram com nota 10, 36.5% com uma nota 9, 24.4% nota 8 e 3.5% nota 7. Sobre o aprendizado do procedimento através do modelo sintético, a grande maioria (74,1%) dos participantes avaliaram com nota máxima. 23,5% marcaram a nota 9 neste quesito. Uma minoria dos alunos (2,4%) marcaram a nota 8. Com a dificuldade de ter acesso a recursos humanos para o treinamento de procedimentos médicos, o uso de simuladores tem tido importante papel nesse quesito, por se tratar de um ambiente controlado e possibilitar inúmeras tentativas de treino esses modelos têm grande impacto no aprimoramento de habilidades. (Anselmo, 2018). Em relação qualidade do material utilizado para a confecção do modelo , 43,5% dos participantes avaliaram com nota 10, 40% avaliaram com nota 9, 14,1% avaliaram com nota 8 e 2,4% avaliaram com nota 7. Ao serem questionado sobre a viabilidade do uso do modelo para o ensino 71,8% avaliaram com nota 10 e 28,2% dos participantes restantes deram nota notas 9 e 8, somadas. Frente a importância do uso de simuladores no ensino médico, o uso de simuladores de baixo custo neste meio surge com grande importância, pois aumenta a acessibilidade às práticas e difunde de forma democrática o conhecimento, o que foi atestado diante do questionário.

CONCLUSÕES

Portanto, o uso deste simulador de baixo custo para a prática de Cricotireoidostomia é uma forma acessível e viável para o ensino e aprimoramento dessa habilidade no meio médico.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Unifor - Ceará - Brasil

Autores

Victor Ary Câmara, Heitor Moita Mota, Adriano Marcelino Lobo Filho, Rodrigo Teófilo Parente Prado, Douglas Marques Ferreira de Lima, Afonso Nonato Goes Fernandes, Heron Kairo Sabóia Sant’Anna Lima, Francisco Julimar Correia de Menezes