Dados do Trabalho
TÍTULO
TIREOIDECTOMIA COM O USO EXCLUSIVO DE PINÇA BIPOLAR CONVENCIONAL PARA LIGADURAS ( “SELAGEM”) E HEMOSTASIA DOS PEDICULOS VASCULARES, ANALISE RETROSPECTIVA DE 78 CASOS.
OBJETIVO
Realizar uma análise retrospectiva de tireoidectomias realizadas exclusivamente com a pinça bipolar convencional (radiofreqüência diatérmica bipolar). Descrever os principais dados obtidos quanto as complicações do método.A energia elétrica em radiofreqüência diatérmica bipolar para a hemostasia e ligadura vasos sanguíneos através de “selagem” dos mesmos, vem sendo utilizada há muito tempo de acordo com a literatura, nas diversas especialidades, principalmente na cirurgia da tireoide.
MÉTODO
Foram estudados retrospectivamente 78 pacientes que foram submetidos à cirurgia de tireoide com o uso exclusivo com a pinça bipolar convencional, sem qualquer fio de ligadura.
A técnica utilizada foi a “selagem” da artéria tireoidea superior com uma pinça bipolar convencional com a ponta de 1,0mm de diâmetro e 0,7mm, com a potência de 10W a 15W . As variáveis estudadas foram o período de internação, uso de dreno, sangramento intra-operatório e pós-operatório imediato, hematoma, seroma, tipos de tireoidectomias, patologia, paresia ou paralisia das cordas vocais temporária ou permanente, e hipocalcemia temporária ou permanente.
RESULTADOS
As cirurgias realizadas foram : 04 tireoidectomias parciais por bócio,09 tireoidectomias totais por bócio mergulhante, 17 tireoidectomias totais por bócio multinodular bilateral, 48 tireoidectomias totais por carcinoma papilar, com o esvaziamento seletivo do compartimento central. Não houve neste estudo em nenhum dos casos analisados a ocorrência de sangramento intra-operatório, no pós-operatório imediato, ou de hematoma precoce ou tardio. Houve dois casos de rouquidão com paralisia temporária das cordas vocais e ausência de paralisia permanente. Ocorreu hipocalcemia temporária em 50% dos casos e ausência de hipocalcemia permanente.
CONCLUSÕES
O uso da pinça bipolar convencional exclusiva para ligadura dos vasos dos pedículos nas tireoidectomias, apresentou total segurança em 78 pacientes. Não houve neste estudo sangramento intra e pós-operatório, hematomas, paralisia permanente do nervo laringeo recorrente, e hipocalcemia permanente. Conforme todo método e técnica requerem, todos que utilizarem essa técnica, devem estar aptos a executá-la e deve ser respeitado a curva de aprendizagem.
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
INSTITUTO HOSPITAL DE BASE - Distrito Federal - Brasil
Autores
Cláudio Eduardo de Oliveira Cavalcanti, Carlos Augusto de Oliveira Cavalcanti, João Batista Monteiro Tajra, Douglas Pinheiro Cavalcanti, Amanda Pinheiro Cavalcanti, Aline Cavalcante Mota, Rosângela Vieira de Andrade