Dados do Trabalho


TÍTULO

ADENOCARCINOMA GASTRICO: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O câncer gástrico é o segundo tipo mais comum de neoplasia no mundo. O adenocarcinoma gástrico corresponde por cerca de 95% dos casos e pode ser diferenciado em Intestinal e difuso. É uma afecção de etiologia multifatorial, estando alguns fatores exógenos e endógenos relacionados com esta neoplasia. O presente trabalho tem por finalidade relatar o caso de adenocarcinoma gástrico de etiologia multifatorial.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 61 anos, tabagista e etilista há 40 anos. Há 20 anos relata ter sido diagnosticado com Doença do refluxo gastroesofágico sem uso de medicação ou acompanhamento médico regular. Relata há um ano disfagia progressiva, associada à vômitos com restos alimentares e perda ponderal de 20kg. Após realização de Endoscopia digestiva alta foi constatado presença de doença ulcerosa. A conduta terapêutica foi a realização de uma gastrectomia subtotal. O resultado imuno-histoquímico da biósia gástrica foi de adenocarcinoma pouco diferenciado com células em anel de sinete. A pesquisa de H. Pylori negativa. O nível de citorredução completa (CC) foi de CC0.

DISCUSSÃO

A carcinogênese de estômago é um processo de múltiplos passos. Há um processo patológico progressivo: gastrite superficial, gastrite atrófica crônica, metaplasia intestinal, displasia e carcinoma. Esse processo sequencial ocorre em consequência à exposição de fatores exógenos e endógenos. A infecção pelo Helicobacter pylori é um fator importante no desenvolvimento da carcinogênese gástrica. Esta inicia o processo patológico por determinar gastrite crônica não-atrófica, mas somente uma fração dos pacientes infectados irá desenvolver câncer gástrico. Este fato evidencia a relevância de outros fatores para o desenvolvimento dessa doença. Em relação aos fatores exógenos, a alimentação, o tabagismo e o etilismo são os principais gatilhos deste processo. Já em relação aos fatores endógenos, alterações genéticas costumam estar descritas em carcinomas gástricos. Amplificações e mutações dos genes c-ERBB2, K-RAS, c-MET e TP53 estão relacionados com ativação de oncogenes e inativação de genes supressores de tumores, resultando no desenvolvimento de carcinomas gástricos. O câncer gástrico é em estágios iniciais assintomático. Quando há sintomatologia, é inespecífica e em estágios mais avançados da doença. Este fato, contribui para um diagnóstico tardio e um pior prognóstico. O tratamento do câncer gástrico é cirúrgico, consistindo na realização de gastrectomia total, subtotal ou mucosectomia em doenças localizadas. Em casos de doença avançada, são realizados radioterapia e ciclos de quimioterapia neo-adjuvantes ou adjuvantes. O estádio TNM é um fator prognóstico e determinante das taxas de sobrevida dos pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico do câncer gástrico. Entretanto o nível de citorredução completa (CC), é principal determinante de sobrevida. Podendo variar de CC3 a CC0, o nível de citorredução do paciente foi CC0, isto é, ausência de doença.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

Universidade Católica de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Luísa Freire Barcelos, Bárbara Alves Campos Ferreira, Eduardo Augusto Borges Primo, Geovana Thees Perillo Rodrigues, Melissa Giovanucci, Juliana Servato, Ricardo Duarte Marciano, Mateus da Silva Cândido