Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DESCRITIVA E OBSERVACIONAL DOS CASOS DE HERNIA INGUINAL NO BRASIL NOS ULTIMOS CINCO ANOS

OBJETIVO

Discorrer um pouco sobre a importância da hérnia inguinal, pois ela é uma das patologias mais frequentes que se coloca diante do Cirurgião Geral no seu cotidiano e muitas vezes considerada de menor importância, esta doença acarreta um impacto importante, pois interfere na qualidade de vida diária do doente e quase sempre se utiliza a técnica cirúrgica para solucionar este problema e garantir a qualidade de vida do paciente.

MÉTODO

Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo. Os dados foram obtidos através de registros no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde entre os anos de 2014 e 2018 e artigos de revistas eletrônicas.

RESULTADOS

Observando o número de internações o total foi de 686.977, durante este período nos últimos 05 anos, percebe-se que há um uma prevalência de acometimento desta patologia no sexo masculino com 582.363 representando 84,81%. A faixa etária que apresentou maior incidência de Hérnia inguinal foi de 50-69 anos, com 35,44% número de casos; seguidos pela 40-49 anos, com 13,22%; para os maiores de 69 anos, observou-se 13,05%. Entre a faixa etária de 30-39 anos, 9,89% e os menores de 30 anos com 28,24%. Apesar de ser uma patologia comum no dia a dia do cirurgião geral os números de óbitos não são grandes, representando 0,16% dos casos registrados no Brasil durante 2014 e 2018. Esta incidência alta nas pessoas mais idosas ocorre por causa da fragilidade anatômica na região da parede abdominal. Por ele, durante a vida intrauterina, passaram os testículos para alojar-se na bolsa escrotal. Esse pequeno espaço é coberto por músculos que deveriam fechá-lo durante a contração abdominal. Entretanto, muitas pessoas têm a inserção desses músculos mais alta, o que torna o espaço maior. Além disso, com o passar dos anos, costuma ocorrer lassidão muscular, isto é, os tecidos ficam naturalmente mais frouxos e podem sofrer rutura que permite a passagem não só de um segmento do intestino delgado e grosso, mas também de outros órgãos da cavidade abdominal.

CONCLUSÕES

Já que essa patologia não pode ser prevenida, pois é proveniente de um defeito congênito a tendência provável é que os números de internações permaneçam constantes assim como foram durante os últimos 05 anos, porém com o aperfeiçoamento advindo de tecnologias e cirurgias, cada vezes, menos invasivas somada ao conhecimento adequado por parte dos cirurgiões da etiopatogenia e da evolução da correção das hérnias, espera-se que diminua a importante percussão desta enfermidade na qualidade de vida e na mortalidade.

Área

PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Landsteiner Anjos Leite, João Pereira Assis Neto, Hiago Dantas Medeiros, Pedro Paulo Assunção Silva, Ana Beatriz Batista Neves, Marinna Cunha Lima Viana, Glauber Melo Araújo, Eduardo Alfeu Peixoto Paredes